Criado no Governo Roberto Requião (PMDB/PR) – 2003-2010, o Fundo de Aval será reativado no Paraná depois de ter sido paralisado desde o fim de 2010. O projeto, pioneiro no Brasil, foi criado especialmente para atender os micro e pequenos agricultores rurais que necessitam de financiamento bancário para produzir, mas não dispõem de garantias para oferecer.
A garantia passou a ser dada pelo Governo do Paraná, que amplia a possibilidade de acesso ao crédito. O Fundo de Aval é destinado a avalizar o custeio da safra e principalmente aos investimentos nas propriedades como instalações, desenvolvimento do turismo rural na propriedade, compra de maquinário de pequeno porte e animais de tração.
O Fundo também avaliza projetos na área de agricultura orgânica, apicultura, fruticultura permanente, suinocultura e criação de avestruzes – atividades produtivas que contribuem para o aumento da produção, renda e emprego no campo.
Na gestão de Requião, o limite máximo para o aval é de R$ 28 mil, dependendo da atividade, e os agricultores familiares têm até três anos para pagar o empréstimo, com juros que variam de 1% a 5% ao ano.