O senador Roberto Requião divulgou nesta quarta-feira (4), no plenário do Senado, projeto de lei de sua autoria que estabelece as normas para eleições diretas dos representantes brasileiros no Parlamento do Mercosul, o Parlasul. Segundo a proposta de Requião, o Brasil vai ter 74 representantes, divididos proporcionalmente pelos estados e Distrito Federal. O Paraná terá quatro representantes; São Paulo será o estado com maior número de representantes, nove.
Requião pediu urgência na tramitação de seu projeto, para que as eleições possam ser feitas no ano que vem, junto com a eleição de deputado federal. Como explicou o senador, por acordos assinados com outros países do Mercosul, o Brasil deveria ter eleito diretamente seus representantes no Parlasul até dezembro de 2007.
Em seu pronunciamento, Requião pediu ainda à mesa urgência para a votação de seu projeto que institui o princípio do Direito de Resposta no país, para garantir a verdade dos fatos nos meios de comunicação.
Requião reafirmou ainda sua contrariedade com a chamada “mini-reforma eleitoral” que está sendo discutida no Senado que, segundo ele desvia das reivindicações das ruas e apenas maquia a legislação atual.
TEXTO DO PROJETO
A seguir, vídeo com o pronunciamento do senador e texto do projeto de lei que estabelece eleições diretas para os representantes brasileiros no Parlamento do Mercosul.