O senador Roberto Requião (PMDB/PR) esteve nesta semana em Roma a convite do Senado italiano, do Instituto Italiano para a Ásia e o Mediterrâneo e do Fórum Mundial Diálogo das Civilizações para discutir a crise financeira global, as relações do Mercosul com a Europa e as perspectivas políticas e econômicas para a América Latina.
Requião esteve reunido no Senado da Itália com Pier Ferdinando Casini, presidente da Comissão de Assuntos Externos da Casa para conversar sobre as relações da Itália com o Mercosul. E também aproveitou para encontrar o professor Guzman Carriquiry Lecour, que há 40 anos trabalha a serviço da Santa Sé.
“Cabeça aberta, grande intelectual, dos principais assessores do Papa Francisco. Excelente impressão”, postou o senador no seu perfil do Twitter (@requiaopmdb). Guzman tem sido um membro da delegação da Santa Sé para numerosas conferências globais das Nações Unidas, colaborou na preparação de várias viagens papais na América Latina e participou de todas as edições das Jornadas Mundiais da Juventude.
O senador disse ainda que “a Itália se mantém com a poupança das famílias, que apoiam os desempregados” e elogiou a atuação do Papa Francisco. “A palavra do Papa Francisco é uma lufada de ar fresco na igreja e na política do mundo. Espero muito, a esperança é a única que não morre”, disse.
Ainda na capital italiana, Requião foi um dos palestrantes do seminário que discutiu os caminhos a seguir pela América do Sul. O evento foi promovido pelo Instituto Italiano para a Ásia e o Mediterrâneo, presidido pelo jornalista, senador e ex-ministro Gian Guido Folloni. O Instituto tem como um dos coordenadores o economista Paolo Raimondi.
Grécia – Requião já está na Grécia, onde participa na Ilha de Rodes da 11ª Sessão Anual do Fórum Mundial “Diálogos de Civilizações”, que se realiza entre os dias 2 e 6 de outubro. Requião fez uma palestra sobre “A Crise Global e o Mercosul”.
Os economistas brasileiros Carlos Lessa e Darc Costa também participam do encontro, assim com o jornalista e editor mexicano radicado no Brasil Lorenzo Carrasco.
Rhodes, Grécia.