Devem começar nos próximos dias no Senado os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará o transporte público no Brasil. A CPI foi proposta pelo senador Roberto Requião (PMDB/PR), que pretende levantar informações sobre licitações e cartéis do transporte público para apresentar relatório final até julho.
No momento, Requião aguarda que os partidos indiquem os integrantes para a Comissão para que os trabalhos possam começar já em fevereiro. “A ideia é verificar o que ocorre no Brasil inteiro e colocar uma proposta de reorganização do transporte coletivo no país”, explicou.
O jornal Metro entrevistou o senador, que contou as dificuldades que teve para instalar a CPI. “No começo tentaram impedir, mas agora, com as assinaturas tomadas, se forem contra terão que se ver com o black blocs”, disse. “Vamos fazer sem muito holofote, queremos analisar os contratos”, adiantou.
O site Portogente, especializado em transporte e logística, também comentou sobre a CPI nesta semana ao noticiar o caos nos trens da SuperVia, no Rio de Janeiro. Um descarrilamento paralisou o tráfego de trens e deixou 600 mil passageiros sem transporte. Os transtornos aos usuários da SuperVia são constantes.
“A questão do transporte público deficiente, caro, desconfortável e humilhante, todavia, não é um problema afeto apenas ao pessoal do Rio de Janeiro, é também dos moradores de outras capitais, assim como de boa parte das cidades brasileiras. Como diz o senador Roberto Requião (PMDB do Paraná) – autor de requerimento para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre transporte público – está mais do que na hora de investigar e saber direitinho como são feitos os negócios entre poder público e empresas de transporte – seja ônibus, trem ou metrô”, diz o site.
Link original jornal Metro: http://publimetro.band.com.br/pdf/20140204_MetroCuritiba.pdf
Link original site Portogente: http://portogente.com.br/noticias/dia-a-dia/mais-um-dia-de-caos-nos-trens-da-supervia-no-rio-80837