O senador Roberto Requião reafirmou, nesta quinta-feira (20), na reunião da Comissão de Relações Exteriores do Senado a defesa da soberania da Venezuela e condenou as artimanhas para intervir no país, seja através de ataques cambiais, seja provocando o desabastecimento ou insuflando conflitos. Hoje, lembrou Requião, a Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo e, pela primeira vez em suas história, busca colocar essa riqueza a serviço do povo e não de uma pequena elite ligada a interesses multinacionais.
Requião fez ainda referências à disputa entre setores da oposição: “Há um conflito entre a oposição . De um lado, os radicais com a palavra-de-ordem “Fora Maduro”, querem derrubar o governo; de outro, os moderados, que apostam nas eleições para tomar o governo.
Esse é o pano de fundo dos conflitos de rua no país”.
Depois de participar do debate na CRE sobre a situação no país vizinho, o senador Roberto Requião recebeu em seu gabinete o embaixador da Venezuela Diego Alfredo Molero Bellavia, de quem ouviu informações atualizadas sobre a crise e discutiu o papel importante que o Brasil desempenha para evitar ataques à economia e às instituições do país. Requião e Molero destacaram que a Venezuela também faz parte do Mercosul , logo o que acontece em Caracas é de interesse de todo o bloco sul-americano.
A seguir, vídeo com a intervenção0 do senador Requião na reunião da CRE que debateu a situação venezuelana.