O senador Roberto Requião recebeu nesta terça-feira (25) em seu gabinete representantes de sindicatos, de movimentos populares e estudantis para discutir a tramitação, no Congresso, de diversas iniciativas que têm como foco restringir as manifestações de rua, enquadrando-as até mesmo como “ato terrorista”. O senador informou aos sindicalistas que já teve oportunidade de se manifestar em plenário e nas comissões contra essa tentativa de repressão às manifestações populares e que vai continuar combatendo qualquer legislação restritiva da liberdade de protestar.
Entre os participantes de reunião estavam o presidente da Central Sindical e Popular-Conlutas, José Maria de Almeida, o presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Ubiraci Dantas de Oliveira, representantes do MST, do Movimento dos Trabalhadores sem Teto –MTST, da Confederação Brasileiras dos Aposentados e Pensionistas. O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário geral do Itamarati também este no encontro.
A carta condenando restrições legais a manifestações é assinada por dezenas de entidades. A seguir, o teor da carta e parte dos signatários.
Requião lê no Senado manifesto contra repressão a manifestações populares
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) leu no plenário do Senado nesta quinta-feira (27) uma carta que condena a repressão a manifestações populares. O documento foi entregue ao senador por representantes de sindicatos, de movimentos populares e estudantis em uma reunião que teve a presença do presidente da Central Sindical e Popular-Conlutas, José Maria de Almeida, do presidente da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil, Ubiraci Dantas de Oliveira, representantes do MST, do Movimento dos Trabalhadores sem Teto –MTST, da Confederação Brasileiras dos Aposentados e Pensionistas. O embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, ex-secretário geral do Itamarati, também este no encontro.
Assista a leitura da carta (a partir do minuto 27):
http://www.youtube.com/watch?v=cTxsAPEt4m8&feature=youtu.be
Leia a íntegra da carta:
https://www.robertorequiao.com.br/carta-das-organizacoes-sindicais-e-populares-a-toda-a-sociedade-brasileira/