Página IncialNotíciasEm Montevidéu, Requião discute reformas no regimento do Parlasul

Em Montevidéu, Requião discute reformas no regimento do Parlasul

Imagem 2O senador Roberto Requião participa na próxima terça-feira (18) de mais uma reunião da mesa diretora do Parlamento do Mercosul,  na sede do colegiado, em Montevidéu, Uruguai. Requião é vice-presidente do Parlasul. A reunião deve ainda debater a ordem do dia da XXIX Sessão Ordinária do Parlasul e a composição de suas comissões permanentes.

No sistema de presidência rotativa, o Parlamento é dirigido atualmente pelo deputado uruguaio Ruben Martinez Huelmo. Requião é dos quatro vice-presidentes, condição que dará a ele, futuramente,  o comando do Parlasul.

Para o senador Requião, esta nova reunião da mesa diretora do colegiado demonstra  que compromisso dos países membros de fazer o Parlamento funcionar está de pé. Na reunião do dia 18, a mesa deverá fixar a data para a convocação da sessão plenária.

“A volta do Parlasul à rotina de reuniões e debates neste momento é crucial para os nossos países, tendo em vista, entre outras coisas,  as negociações de acordo comerciais  entre o  Mercosul e a União Européia”, avalia o senador.

Da mesma forma que está fazendo no Congresso brasileiro, Requião quer também que os membros do Parlasul debatam o assunto e manifestem suas posições: “Não tem sentido tanto o Parlasul como os Parlamentos Nacionais ficarem à margem de que os governos negociam. Não há porque  manter os entendimentos sob sigilo”.