Além de investir na recuperação e conservação das rodovias do Estado, entre 2003 e 2010 o Governo do Paraná executou obras e encerrou pleitos históricos dos paranaenses. Duplicações, pavimentações e melhorias que diminuíram o custo e o tempo das viagens, aumentaram a segurança e fomentaram o desenvolvimento em todas as regiões do estado. Veja abaixo as principais obras:
Avenida Carlos Strass em Londrina
A principal ligação entre a região dos Cinco Conjuntos e o centro de Londrina foi duplicada, remodelada e melhorada pelo Governo do Paraná. Com investimentos de R$ 11,2 milhões junto com a nova pista foram construídas três passarelas, ciclovias, calçadas e um viaduto sobre a linha da Rede Ferroviária.
Avenida Paraná em Guaratuba
O Governo do Paraná inaugurou em junho de 2010 a via que retirou o tráfego do ferryboat de dentro das ruas de Guaratuba. Foram investidos nas obras de pavimentação e construção da Avenida Paraná R$ 12,6 milhões no trecho de nove quilômetros. Os acessos ao ferryboat também passaram por melhorias. Foram recuperados, integralmente, 9,6 quilômetros da pista nos dois lados da baía de Guaratuba.
BR 467 Cascavel – Toledo
Com investimentos de R$ 78 milhões, o Governo do Paraná executou uma das mais antigas reivindicações do Oeste do Paraná: a duplicação da BR 467 no trecho entre Cascavel e Toledo. A nova pista aumentou a segurança, diminuiu o tempo das viagens e estabeleceu um grande eixo de desenvolvimento entre duas das principais cidades da região.
Contorno Francisco Beltrão
Pedido de 20 anos da população da cidade, o contorno de Francisco Beltrão foi concluído com investimentos de R$ 6,6 milhões. Com a obra, o tráfego diário de 800 caminhões e de nove mil carros foi desviado das ruas da cidade.
Contorno Norte de Curitiba
A obra que se arrastava há 20 anos foi reiniciada e concluída pelo Governo do Paraná. Cerca de 10 mil veículos, na maior parte caminhões, foram retirados das ruas da capital, aumentando a segurança para os moradores e eliminando os congestionamentos diários nos bairros de Santa Felicidade, Botiatuvinha, São Braz e outros.
Estrada do Cerne
A antiga ligação de Curitiba com o Norte do Estado foi pavimentada em duas frentes. Uma saindo da Região Metropolitana de Curitiba (entre Campo Magro e Bateias) com 16 quilômetros e a segunda de Castro (PR 090), com 8,2 quilômetros. A obra faz parte das Estradas da Liberdade e criou um caminho de quase 400 quilômetros sem pedágio entre Curitiba e Londrina.
Pavimentação de Toledo até Quatro Pontes
Com R$ 9,5 milhões foram concluídas as obras de pavimentação entre Toledo e Quatro Pontes, na região Oeste. Com 35,5 quilômetros rodovia criou uma via que agilizou o transporte da safra que vem do Mato Grosso do Sul com destino ao Porto de Paranaguá. A construção da estrada diminuiu o percurso entre os municípios em 17 quilômetros.
Ponte de Guaíra
O Governo investiu R$ 5,2 milhões na remodelação completa do acesso à ponte, na construção do pátio de fiscalização e de um trevo na rodovia. No pátio de fiscalização operam a Secretaria de Fazenda (Receita Estadual) e a Secretaria de Agricultura (Claspar). Há também uma plataforma de pesagem instalada.
PR 092 Rio Branco do Sul – Cerro Azul
O tão sonhado asfalto chegou ao município de Cerro Azul. A pavimentação diminuiu os custos para os citricultores da região, facilitou a vida dos moradores de Cerro Azul e principalmente impulsionou o desenvolvimento no Vale do Ribeira.
PR 151 São Mateus do Sul – Três Barras (SC)
Reivindicação de 30 anos, a pavimentação da rodovia criou um novo acesso com Santa Catarina impulsionando a economia local e criando novas frentes de comércio na região. E para aumentar ainda mais a segurança no trecho, o Governo do Paraná construiu uma trincheira no cruzamento da PR 151 com a BR 476, no acesso a São Mateus.
PR 218 Agudos do Sul e Lagoinha
A obra estabeleceu uma ligação segura e direta entre Agudos do Sul e Tijucas do Sul. Foram aplicados mais de R$ 4,6 milhões na conclusão da pavimentação de 15 quilômetros da PR 218, entre Tijucas do Sul e o distrito de Lagoinha em Agudos.
PR 323 em Paiçandu
Um dos maiores gargalos da região Noroeste foi eliminado com a duplicação de um segmento de quatro quilômetros da PR 323 que corta o perímetro urbano de Paiçandu. Com as obras foram construídos três viadutos e retiradas 20 lombadas que causavam engarrafamentos e acidentes no trecho.
PR 340 Tibagi – Telêmaco Borba
O trecho de 34,6 quilômetros recebeu investimentos de R$ 15,5 milhões. Além do pavimento completamente restaurado, o Governo do Paraná construiu 8,3 quilômetros de terceiras-faixas para aumentar a segurança e garantir viagens mais ágeis.
PR 364 Campina do Simão
O Governo do Paraná concluiu as obras de pavimentação da primeira parte da rodovia que liga Campina do Simão à PR 364. Os 13 quilômetros, entre Campina do Simão e Cerro Verde, receberam asfalto em 2006, com a aplicação de R$ 2,3 milhões. Também foram feitas obras na via que liga o distrito de Cerro Verde à PR 364, no sentido de Guarapuava. Os investimentos nos 16,8 quilômetros foram de R$ 10,9 milhões.
PR 459 Mangueirinha – Foz do Jordão – Reserva do Iguaçu
As obras nos 38 quilômetros que ligam as cidades estabeleceram uma nova ligação do Sudoeste com a BR 277 e garantiram acesso pavimentado para os moradores de Reserva do Iguaçu. O Governo no Paraná investiu R$ 31,5 milhões no trecho.
PR 466 Boa Ventura de São Roque
A obra acabou com o isolamento do município de Boa Ventura de São Roque, região Central do Paraná. Os 10 quilômetros que ligam a cidade a PRC 466 foram totalmente asfaltos com a aplicação de cerca de R$ 1,5 milhão. O trecho era composto de sete quilômetros de asfalto bastante precário e três quilômetros de estrada de chão.
PR 670 Diamante do Sul
Pavimentação do acesso ao município de Diamante do Sul (PR 670), na região Oeste do Paraná. Os 12,6 quilômetros que ligam a cidade a BR 277 e mais 1,4 quilômetro no perímetro urbano receberam R$ 9 milhões. Diamante do Sul foi a última cidade do Oeste do Paraná sem acesso pavimentado. O governo ainda aplicou R$ 961 mil para construir uma trincheira no cruzamento com a BR 277.
PRC 466 Guarapuava – Pitanga
A principal ligação do Vale do Ivaí, com o centro do Estado e com a BR 277 foi recuperada pelo Governo do Paraná com investimentos de cerca de R$ 10 milhões. As obras nos 80 quilômetros que ligam os municípios de Guarapuava e Pitanga (PRC 466) facilitaram o escoamento da safra da região. Foram feitos serviços de correção de deformações de pista, com reperfilagem e nova capa de rolamento na pista e nos acostamentos. Também foi recuperada a sinalização da rodovia.
Rodovia da Uva
Início da duplicação da ligação entre Curitiba e o município de Colombo. O Governo investiu R$ 15 milhões na construção de 6,5 quilômetros do trecho que liga o Contorno Norte de Curitiba (PR 418) a Rua Orlando Ceccon, em Colombo. Na sequência, foram licitadas as obras nos quatro quilômetros do bairro Santa Cândida, em Curitiba, até o Contorno Norte. A duplicação aumentará a segurança no trecho, diminuirá o tempo de viagem e reorganizará o tráfego na rodovia que chega a 15,6 mil veículos diários. (A obra foi paralisada em 2011 porque a empresa responsável não cumpriu o contrato).
Viadutos em Arapoti
Foram construídos dois viadutos na entrada do município de Arapoti. A obra eliminou os problemas no cruzamento das PR-092 (sentido Jaguariaíva) e PR 239 (sentido Ventania) causados pelo conflito entre os tráfegos rodoviário e urbano. Foram aplicados R$ 4,8 milhões.
Se as obras descritas acima estão na fase que esta a rodovia da uva, percebo que houve uma licitação fraudulenta em seu governo ou muitas dessas se a empresa não cumpriu, Cadê o dinheiro.