Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialArtigos e discursosRequerimento que propõe o debate sobre “A crise e as perspectivas de longo prazo do Brasil”

Requerimento que propõe o debate sobre “A crise e as perspectivas de longo prazo do Brasil”

SENADO FEDERAL

GABINETE DO SENADOR ROBERTO REQUIÃO

REQUERIMENTO Nº         , DE 2015.

Requeiro, nos termos do art. 154, parágrafo 7º, do Regimento Interno do Senado Federal, a realização de sessão de debate temático para discussão do tema “A crise e as perspectivas de longo prazo do Brasil”.

JUSTIFICATIVA

O Brasil encontra-se em profunda crise de natureza econômica, política e com riscos de crise institucional. Diante desse quadro, é preocupante a ausência de uma visão de longo prazo, de um projeto estratégico, de um projeto nacional. O governo e o Congresso Nacional estão aprisionados por uma agenda de curto prazo, de administração cotidiana da crise.

O governo e o Congresso, embalados pela mídia e pelos escândalos de corrupção, concentram sua atenção na busca da construção de consenso para implantar uma reforma política, mais ou menos ambiciosa e mais ou menos diversionista.

Ao contrário do que se vem repetindo à exaustão, a “mãe de todas as reformas” não é a reforma política, mas a reforma da economia. O Brasil necessita, mais precisamente e com urgência, de um projeto nacional que oriente o governo, o Congresso, os partidos, o capital produtivo, a classe trabalhadora, a política externa. Enfrentar a crise que se avoluma e se aprofunda exigem planejamento estratégico e projeto nacional.

Como debatedores, sugiro que sejam convidados o engenheiro civil e doutor em engenharia da produção Darc Antonio da Luz Costa, o doutor em economia Carlos Lessa e o doutor em economia Marco Henrique Monteiro de Castro, cujos currículos seguem em anexo.

Sala das Sessões, em 25 de fevereiro de 2015.

Senador ROBERTO REQUIÃO

PMDB/PR