O senador Roberto Requião detalhou nesta segunda-feira, 13, no plenário do Senado, uma proposta para retirar o país da crise e construir o Brasil-Nação. O senador fez um breve histórico da deterioração da economia brasileira a partir da abertura do mercado, das privatizações e desregulamentações neoliberais nos anos 90, até os dias de hoje.
Requião lembrou que nos anos 80 o parque industrial brasileiro era maior que os da China, Coréia do Sul, Malásia e Tailândia somados. Menos de três décadas depois, a indústria brasileira não representa nem 15 por cento do que a China produz. “Uma abertura às escancaras, irresponsável e entreguista arrasou o nosso parque industrial, transformando o Brasil em exportador de grãos e minérios e importador de produtos industrializados”.
Segundo o senador, o “ciclo” que combinava capitalismo financeiro, políticas de promoção e ascensão social, consumo e exportação de commodities chegou ao fim e não se vê no horizonte qualquer proposta para combater a crise e fazer o país voltar a crescer. “O que temos é a recidiva neoliberal, proposta de políticas recessivas, antinacionais e de arrocho dos trabalhadores”.
Na sequência, o senador enumerou as medidas que podem realmente remir o país da crise e transformá-lo em uma Nação desenvolvida, justa e pacífica.
Veja o vídeo e o texto do pronunciamento do senador Roberto Requião.