Roberto Requião, Gleisi Hoffmann e Osmar Dias reuniram-se nesta terça-feira de manhã (19), em Curitiba, com lideranças de movimentos ecológicos paranaenses. Os candidatos ouviram as reivindicações do setor e fizeram um balanço de suas atividades na área. O promotor de Justiça para o Meio Ambiente, Saint Clair Honorato dos Santos, também participou do encontro, como observador.
Requião fez um rápido balanço das atividades de seu governo no setor, citando a criação de parques e reservas, os corredores de biodiversidade, o programa de plantio de mata ciliar (mais de cem milhões de mudas), os programas de educação ambiental e de conscientização dos produtores rurais, o plano estadual de recursos hídricos, a proteção dos mananciais, o repovoamento de rios e represas, o zoneamento ecológico econômico, enfim, iniciativas que destacaram o Paraná entre os estados brasileiros.
O candidato ao Senado disse que vai levar à Brasília essa mesma preocupação. Requião se opôs ainda às concessões que, segundo ele, foram feitas na elaboração do novo Código Florestal.
Já o candidato ao Governo, Osmar Dias, lembrou aos ecologistas o programa “Paraná Rural”, que ele comandou como secretário de Agricultura do primeiro Governo Requião (1991-1994), uma referência de convívio harmonioso entre a produção e a preservação da natureza. Osmar citou ainda os tantos projetos que apresentou no Senado em defesa do meio ambiente.
Página IncialSem categoriaRequião reafirma compromisso com meio ambiente e diz que foi governador verde