Com Trator Solidário, PR chega a 40% da produção de máquinas agrícolas
O Trator Solidário, implantado no Paraná pelo Governo Requião em 2007, impulsionou a produção de máquinas agrícolas. Dados apresentados pela montadora Case New Holland aos candidatos ao Senado da coligação “A união faz um novo amanhã”, Roberto Requião e Gleisi Hoffmann, durante visita à fábrica na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) na manhã desta terça-feira (dia 3), mostram que o Paraná responde por 40% da produção nacional de tratores e colheitadeiras de grãos destinados a programas de fomento à agricultura familiar.
Para esse nicho de mercado, das 30 mil unidades produzidas, nos últimos três anos, em todo o país, 12 mil saíram das instalações da Case New Holland em Curitiba. Dessas 12 mil, cerca de 9 mil atenderam pequenas propriedades dentro do território paranaense. E, dessas, quase 6 mil foram destinadas ao Trator Solidário. As outras 3 mil máquinas contemplaram o “Mais Alimentos”, programa semelhante ao Trator Solidário criado pelo Governo Lula em âmbito federal.
“A crise internacional [cujo ápice se deu ano passado] não foi tão impactante para nós por causa justamente do Trator Solidário”, ressaltou o vice-presidente da New Holland Agrícola para América Latina, Francesco Pallaro. Segundo ele, atualmente a planta de produção de tratores e colheitadeiras de grãos fabrica 87 unidades por dia, ou 90% da capacidade instalada. A Case New Holland emprega hoje quase 2.800 pessoas.
TRABALHADORES – Ao falar a funcionários da montadora, em almoço que fez parte da visita, Roberto Requião fez questão de salientar o papel dos trabalhadores para o êxito do Trator Solidário. “Quero destacar a importância do trabalho de vocês para o Brasil. O trabalho de vocês está mexendo com o país, já que 40% da produção nacional está saindo desta fábrica.”
Requião disse ainda que a atuação dos trabalhadores da fábrica contribui para o crescimento da agricultura familiar, imprescindível para o desenvolvimento do país. “É essa agricultura que usa o Trator Solidário, e é ela que faz com que nossa mesa seja farta em alimentos, e baratos.”
O candidato pediu aos trabalhadores o voto também, para o Senado, em Gleisi Hoffmann; em Osmar Dias para o governo estadual e em Dilma para a presidência da República. “E não só porque ela é mulher, mas sim porque é uma tremenda administradora, responsável direta pelo sucesso do Governo Lula.”
Gleisi Hoffmann também parabenizou os trabalhadores da Case New Holland. Elogiou o programa Trator Solidário ao observar que, somado ao “Mais Alimentos”, do governo federal, tem fomentado o crescimento da agricultura familiar paranaense. “Políticas como essa, as políticas sociais do Governo Lula, reduziram a miséria no Brasil nos últimos anos. Até 2016, com essas políticas, teremos eliminada a miséria no país”, frisou.
A visita à Case New Holland contou com a presença ainda dos candidatos Válter Bianchini (deputado estadual, PT) e Roni Dutra (deputado federal, PT). Bianchini foi secretário de Estado da Agricultura do Governo Requião e conduziu o programa Trator Solidário.
Página IncialSem categoriaCom Trator Solidário, PR chega a 40% da produção de máquinas agrícolas