Requião e governador de Hyogo, parceiros na integração entre o Paraná e o Japão
O senador eleito Roberto Requião, ao lado da esposa, Maristela Requião, participou nesta segunda-feira, dia 22, de almoço em São José dos Pinhais com o governador da Província de Hyogo (Japão), Toshizo Ido. Requião foi presenteado com um quadro, como forma de homenagem pela sua atuação – principalmente como governador do Estado nos últimos oito anos – pela integração cultural, ambiental, econômica e tecnológica entre o Paraná e a província japonesa.
O evento foi realizado na chácara do presidente do Instituto Hyogo e do Escritório do Governo de Hyogo na América Latina, Makoto Yamashita. A comitiva da Província de Hyogo estava composta de cinco integrantes; participaram do almoço também o deputado federal Hidekazu Takaiama, os deputados estaduais Rui Hara e Luiz Nishimori, o representante da comunidade nipobrasileira no Paraná, Jorge Yamauaki e empresários japoneses.
Atividades de promoção da integração cultural entre o Paraná e Hyogo foram lembradas tanto pelo senador eleito como pelo governador da província japonesa. Em novembro de 2008, por exemplo, uma parceria entre o Museu Oscar Niemeyer, presidido por Maristela Requião, e o Museu de Arte de Hyogo propiciou a exposição, no Japão, de 70 obras de artistas paranaenses. Antes, o Museu Oscar Niemeyer já havia abrigado a exposição “A arte do Japão: do moderno ao contemporâneo”.
A mostra da arte paranaense em Hyogo foi, inclusive, aberta por Requião, então governador do Estado. Em junho de 2008, Toshizo Ido é quem havia visitado o Paraná, dentro das comemorações pelos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. Ido visitou Requião no Palácio das Araucárias, quando trataram de ações de integração nas mais diversas áreas, entre elas o intercâmbio de estudantes e de missões comerciais.