Comissão de Educação também vai discutir conteúdo de TV a cabo
A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta terça-feira, 5, proposta do seu presidente, senador Roberto Requião, de também debater a obrigatoriedade de as televisões a cabo reservarem espaço para programas de conteúdo nacional. A Comissão de Ciência, Tecnologia e Comunicação havia proposto uma reunião conjunta com a Comissão de Educação para debater o assunto.
Requião concordou mas não abriu mão de debater o tema também em sua comissão. “A Comissão de Educação não pode deixar de debater, singularmente, a o obrigatoriedade de produção de conteúdos nacionais pelas televisões a cabo”, ponderou o senador .
Na reunião desta terça-feira a Comissão de Educação aprovou mais duas audiências públicas. A primeira, da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), para comemorar o centenário do artista Carybé, pintor e ilustrador nascido na Argentina, naturalizado brasileiro e que viveu quase toda a sua existência na Bahia.
Outra audiência, proposta pelo senador Wellington Dias (PT-PI), vai ouvir o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, para discutir o “uso democrático da ciência para a transformação social e econômica do Brasil. As datas das audiências vão ser determinadas pela comissão de pauta da CE.
Inversão de datas
Ficou ainda decidido que a audiência para debater ao direito de transmissão dos jogos do Campeonato Nacional de Futebol terá a sua pauta invertida. Assim, no próximo dia 13, vão participar da audiência os presidentes de clubes. No dia 27, os presidentes da CBF, do Clube dos 13, o CADE e as emissoras de televisão.
Hoje, quarta-feira, 6, às 10 horas, da sala da Comissão de Educação, haverá a audiência pública com a ministra da Cultura, Ana de Holanda. Com esta audiência, a completa-se a sabatina com os ministros da área de abrangência da Comissão, já que anteriormente foram ouvidos os ministros da Educação, Fernando Haddad, e dos Esportes, Orlando Silva.