Requião chama partido para se opor às privatizações de Beto
Em seu comentário diário às rádios do Paraná, o senador Roberto Requião conclamou, nesta quinta-feira, 16, os partidos de oposição, especialmente o PMDB, para que impeçam a escalada privatista do governador Beto Richa. “A criação de agência reguladora para os serviços públicos de água, luz, além de informática e das estradas é a porta aberta para a privatização. Conclamo os partidos, especialmente o velho e aguerrido PMDB para barrar esse atentado contra os interesses dos paranaenses”, disse o senador.
Requião lembrou ainda a “dura luta” de seu governo para desfazer as privatizações feitas ou planejadas por Jaime Lerner e pede que o PMDB “acorde e não permita que isso volte a acontecer no Paraná”. Os serviços públicos de água e fornecimento de energia elétrica, afirmou Requião, não são para dar lucro. Segundo ele, saneamento é antes de tudo saúde pública. E a energia elétrica é serviço essencial para toda a população e meio de estímulo ao desenvolvimento econômico.
O senador citou ainda os riscos que pesam sobre o setor público de informática, que ele desprivatizou quando foi governador e que voltam a ser terceirizado pela atual administração. Deu exemplos do que acontecia na Secretaria de Saúde e no DETRAN, cujos serviços de informática foram privatizados a custos absurdos.
Requião lembrou também que na campanha eleitoral de 2010, o então candidato Beto Richa, reptado por Osmar Dias, garantiu que não privatizaria empresas e serviços públicos, compromissos que agora desfaz. O senador insistiu para que a sua antiga base na Assembléia Legislativa resista às privatizações e impeçam a criação das agências reguladoras.
Ouça a seguir a íntegra do comentário do senador Roberto Requião.
Página IncialSem categoriaRequião chama partido para se opor às privatizações de Beto