Mercadante discute plano de trabalho do MEC com Comissão de Educação e quer conhecer ações do Governo Requião
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, deverá comparecer na próxima quarta-feira (15) à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), para apresentar ao colegiado o plano de trabalho de sua pasta. O próprio ministro havia telefonado ao senador Roberto Requião, presidente da CE, colocando-se à disposição para a audiência. O convite para a ida do o ministro à Comissão foi oficializado por requerimento do líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (BA) e aprovado por unanimidade pelos membros da CE.
Os senadores Requião e Pinheiro elogiaram a decisão do ministro Mercadante de iniciar sua gestão no Ministério da Educação debatendo o seu plano de trabalho e a definição de prioridades da pasta com o Senado Federal.
Denominações
Na primeira reunião do ano, a CE aprovou,, em caráter terminativo projeto de lei do Senado de autoria do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), que denomina Eclusas Senador Gabriel Hermes Filho as eclusas da usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará. Em seu voto favorável, o relator da matéria, senador Vicentinho Alves (PR-TO) ressaltou a importância de Hermes na luta pela construção das eclusas, que tornaram navegável o trecho do rio Tocantins entre Marabá e Belém, no Pará.
Na opinião do autor do projeto, a decisão da comissão faz justiça com o empenho do ex-senador na campanha pela construção da obra:”O senador Gabriel Hermes Filho lutou muito para que as eclusas se tornassem realidade”, afirmou Flexa Ribeiro.
Também foi aprovado terminativamente o projeto de lei da Cama, cujo relator foi o senador Paulo Bauer (PSDB-SC), que confere ao município de Maravilha, em Santa Catarina, o título de Cidade das Crianças.
A CE decidiu ainda conceder vistas coletivas a dois outros projetos de lei da Câmara, que tratam, respectivamente, do estabelecimento de conteúdos mínimos para cada ano letivo do ensino básico e da isenção de pagamento de taxas para inscrição em vestibulares em instituições federais de ensino superior. Os dois assuntos devem voltar à pauta da próxima reunião da Comissão, semana que vem.
Com Mauro Magalhães e Agência Senado
Foto: Presidida pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR), comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) analisa 10 itens, entre eles, projeto de lei que discute acesso a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni)
Fotógrafo: Márcia Kalume/ Agência Senado 07/02/2012
Ministro Aloizio Mercadante pede para conhecer ações de educação do governo Requião
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) informou que o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, está interessado em conhecer a política educacional implantada no Paraná durante a gestão do PMDB, entre 2003 e 2010. Para isso, o ex-secretário de Educação, Maurício Requião, está em Brasília para apresentar detalhes dos programas e ações realizados no Estado.
“O avanço da educação no Estado do Paraná durante os nossos governos foi significativo”, avaliou o senador. A parceria com os professores para o melhor ensino, o maior salário do Brasil, a mudança nos currículos, a formação continuada, a informatização das escolas e a larga campanha de alfabetização foram citados pelo senador para relatar o sucesso da política educacional implantada no Estado.
“Aquilo que deu tão certo no nosso Paraná vai influenciar a educação do Brasil inteiro. É a volta da esperança e da alegria. O nosso trabalho não será perdido por um governo que me sucedeu e esqueceu tudo o que fizemos de bom e não faz nada. Absolutamente nada”, finalizou Requião.
ÁUDIO
Página IncialSem categoriaMercadante discute plano de trabalho do MEC com Comissão de Educação e quer conhecer ações do Governo Requião