Requião defende soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas
O senador Roberto Requião defendeu nesta segunda-feira (2), no plenário do Senador, a descolonização das Ilhas Malvinas e a sua integração ao território argentino. Ao lembrar o 30º aniversário da Guerra das Malvinas, Requião afirmou que é inadmissível que em pleno século XXI subsistam na América do Sul resquícios do colonialismo, já extirpado por quase todo o planeta.
Requião, que preside a representação brasileiro no Parlamento do Mercosul, o Parlasul, leu ainda na tribuna um manifesto, já firmado vários senadores e deputados, declarando apoio à Argentina em seu esforço de retomada de parte de seu território apropriado pelo Reino Unido.
O senador defendeu os meios pacíficos e diplomáticos como caminhos para a retomada das ilhas, repudiando e denunciando a aventura militarista da ditadura argentina, em 1982. “Nosso apoio incondicional à soberania argentina sobre as Malvinas não se confunde coma valorização do ato insano da ditadura militar, que usou o legítimo direito como meio oportunista para ganhar sobrevida, atirando à morte certa jovens e inexperientes recrutas, quando não torturando-os para que se jogassem como suicidas na batalha desigual”.
A seguir, o vídeo com o discurso e o texto do pronunciamento. E ouça também o comentário do senador para as rádios sobre o assunto.
Página IncialSem categoriaRequião defende soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas