Parlamentares argentinos e Pimentel confirmam presença em audiência pública
A senadora Laura Monteiro, presidente da Comissão de Economia do Senado da Argentina, o deputado Roberto José Feletti, presidente da Comissão de Orçamento e Fazenda da Câmara Federal argentina e o ministro Fernando Pimentel, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior confirmaram presença na audiência pública que vai debater as relações comerciais entre o Brasil e Argentina, a ser realizada no dia 12 de junho pela Representação Brasileira no Parlasul, em Brasília.
A audiência pública foi proposta pelo Senador Roberto Requião, presidente da Representação. Devem ainda participar do encontro dirigentes da Câmara de Comércio Brasil-Argentina. A realização do debate no âmbito do Parlasul, avalia Requião, é uma forma de fortalecer o Parlamento e de apressar a busca de entendimentos para o impasse comercial entre os dois maiores países do Mercosul.
Segundo parlamentares gaúchos e catarinenses, o bloqueio à entrada na Argentina de produtos industrializados em nosso país já significa prejuízos de centenas de milhões de dólares. A exportação de refrigeradores caiu 98 por cento, a de geradores e mores 60 por cento; há um ano dois mil tratores estão estacionados nas aduanas brasileiras, à espera de liberação. Os argentinos estão bloqueando ainda a entrada de colheitadeiras, móveis, sapatos, banana, carnes e mais.
Os parlamentares argentinos que vão participar da audiência convocada por Requião tiveram posições importantes no governo do país vizinho: a senador Laura Monteiro foi ministra da Fazenda e o deputado Feletti presidiu o Banco de La Nación.