Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaPMDB reuniu 500 jovens em Santa Maria

PMDB reuniu 500 jovens em Santa Maria

PMDB reuniu 500 jovens em Santa Maria

O 8º Encontro Estadual da JPMDB/RS realizado em Santa Maria, neste sábado, 2, foi um importante termômetro para conferir o clima e a mobilização do partido para as eleições de 2012. E o resultado foi positivo. Aproximadamente 500 jovens de 60 municípios marcam presença no ato que lançou a pré-candidatura de 50 nomes para a disputa a prefeito e 750 a vereador.
Além do lançamento das pré-candidaturas, a Juventude entregou a cada correligionário um exemplar do Plano de Governo do núcleo para os municípios do Rio Grande do Sul. O documento destaca o fato de hoje o Brasil ter a maior população juvenil da história e frisa que os cidadãos entre 16 e 29 anos são economO 8º Encontro Estadual da JPMDB/RS realizado em Santa Maria, neste sábado, 2, foi um importante termômetro para conferir o clima e a mobilização do partido para as eleições de 2012. E o resultado foi positivo. Aproximadamente 500 jovens de 60 municípios marcam presença no ato que lançou a pré-candidatura de 50 nomes para a disputa a prefeito e 750 a vereador.icamente ativos e representam 30% do eleitorado do País. “Estes jovens estão atentos, estudam em média seis anos a mais do que os nossos pais, estão conectados e atuam cada vez mais por meio das redes sociais, transformando protestos em revoluções. É esse público que vamos representar”, enfatizou o presidente estadual da JPMDB, Daniel Kieling.
Entre as propostas do Plano de Governo estão a criação de conselhos municipais, departamentos e secretarias específicas para atender a população desta faixa etária, e programas para fomentar a qualificação profissional, a cultura, o esporte e a inserção de jovens de baixa renda na universidade.
Requião abordou a crise mundial e fez críticas ao governo e ao PT
Um dos destaques do encontro da JPMDB em Santa Maria foi a presença do senador paranaense Roberto Requião, que acompanhado pelo prefeito Cezar Schimer, foi recepcionado com energia pelos jovens sob o grito de guerra “Juventude, guerreira, gaúcha e brasileira”.
Por aproximadamente uma hora, Requião palestrou sobre a atual situação da econômica mundial. Fez um apanhado histórico sobre o tema e os motivos que segundo ele, geraram a atual crise. Em seu discurso, o senador defendeu integração efetiva entre os países do Mercosul e a inclusão da Venezuela neste mercado.
“Precisamos integrar estes mercados, buscar o desenvolvimento comum, fomentar a industrialização e a abertura de fronteiras, pois isso garantirá a nossa sobrevivência. Neste contexto, a Venezuela é fundamental, pois o país é conhecidamente a maior reserva de petróleo do mundo”, justificou Requião.
O senador ainda fez críticas ao governo federal e ao PT. “ Estão sem ideologia e sem proposta econômica”. Ele acrescentou que um dos graves problemas do Brasil hoje é o que chamou de "processo de desindustrialização". Exemplificando, Requião disse que em 1980 a produção industrial brasileira superava as dos países pertencentes ao grupo dos Tigres Asiáticos, Hong Kong, Coreia do Sul, Singapura e Taiwan, e que atualmente esse potencial não chega a 15%., em comparação com estes mesmos países.
Outra crítica de Requião se concentrou na falta de investimentos do governo. Ele usou como exemplo a China – um dos países de maior ascensão econômica da atualidade –, que investe cerca de 50% do seu Produto Interno Bruto, enquanto no Brasil esse percentual é de apenas 1%.
Unidade
A unidade, a unificação e a organização da JPMDB gaúcha foram observadas durante as dezenas de pronunciamentos proferidos no 8º Encontro Estadual. Os pré-candidatos que fizeram uso da palavra destacaram a característica guerreira e aglutinadora do núcleo e o papel fundamental da direção em mobilizar e garantir o grande número de pré-candidaturas apresentadas no evento.
O presidente nacional da JPMDB, Marco Antonio Cabral, do Rio de Janeiro, convocou os gaúchos a promoverem fóruns de discussão que irão definir as metas do núcleo até 2016. Sobre 2012, afirmou que os jovens do PMDB irão surpreender o partido positivamente.
André Carús, suplente de vereador de Porto Alegre, afirmou que o espaço de discussão aberto nas fileiras da juventude gaúcha é cenário fértil para a propagação de boas ideias. “Resultado disso é a presença de jovens de mais de 60 municípios do Estado aqui hoje, e a expressiva nominata de candidatos apresentada”, observou.
Posições
Além dos temas pertinentes à atuação partidária e a preparação dos seus quadros para as eleições de 2012, a JPMDB/RS reforçou o seu apoio à reeleição de Cezar Schirmer à prefeitura em Santa Maria, e lançou Roberto Requião como o seu candidato à disputa presidencial de 2014. Outra posição afirmada no encontro foi aprovação de moção pelo fim das coligações em chapas proporcionais.
Rebelde, mas com causa
Com poucas palavras, ao encerrar o 8º Encontro Estadual, o prefeito Cezar Schirmer deixou para os jovens a seguinte mensagem: “Sejamos rebeldes enquanto há tempo. Rebelde dentro do partido e fora dele. Mas não rebeldes sem causa, mas a favor de uma pátria digna, justa e feliz”.
Presenças
Além do senador Roberto Requião e do prefeito Cezar Schimer, também marcaram presença no encontro o deputado federal Alceu Moreira, o secretário-geral do PMDB/RS, João Alberto Machado, a presidente do PMDB Mulher/RS, Eunice Flores, e a dirigente do movimento feminino nacional, Regina Perondi.

(Com Assessoria de Imprensa do PMDB/RS)