Ações Comerciais
- Oportuniza aos empresários paranaenses a participação em rodadas de negócios e seminários de vendas para apresentar diretamente seu produto aos operadores e agentes de turismo. Além disso, incentiva a realização de viagens de familiarização voltadas aos agentes de viagem e jornalistas de turismo para conhecimento do Paraná.
- Articulação Institucional e Parlamentar para o Turismo
- Programa que norteia o estabelecimento de parcerias com organizações governamentais e não governamentais do setor do turismo; a articulação com o poder legislativo nas ações do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Paraná; a mobilização, o mapeamento e acompanhamento nas 10 regiões turísticas do processo de destinação das emendas parlamentares do OGU para o turismo no Paraná, além do monitoramento da representação do Estado nos diferentes fóruns de discussão estadual, nacional e internacional com enfoque no Turismo.
- Canais de Distribuição
- Cursos e ações de sensibilização e capacitação voltadas à comercialização do destino Paraná para os operadores estaduais, nacionais e internacionais. Também apóia e mantém Postos e Centrais de Informações Turísticas – com destaque para os postos no Litoral Paranaense durante a Operação Verão-, além de viabilizar ferramentas eletrônicas de distribuição e promover a distribuição de produtos segmentados e integrados.
- Certificação do Turismo
- Programa que estabelece padrões de qualidade para os destinos, produtos e serviços turísticos, visando criar referenciais para o mercado consumidor e estimular a adoção de boas práticas, utilizando-se de ferramentas oriundas do Sistema Brasileiro de Certificação.
- Destino Turístico Paraná
- Utilização dos canais de comunicação formais e informais para promoção do Destino Turístico Paraná. Destaca-se a criação e divulgação da Marca Paraná no ano de 2008 e a criação de marcas promocionais para as 10 regiões turísticas do Estado. A organização da Mostra das Regiões Turísticas em sua 5ª edição, e a participação do Paraná em eventos promocionais de turismo realizados no Brasil e no exterior fazem parte da estratégia promocional.
- Educação para o Turismo
- Sensibilização e conscientização turística da comunidade e dos visitantes, por meio de ações em parcerias com a rede estadual de ensino (palestras, materiais promocionais, elaboração do Jogo Conhecendo o Paraná), com a iniciativa privada e com as prefeituras. Destaca-se também a integração com os programas do Ministério do Turismo e de outras organizações que tenham interesse no desenvolvimento de ações de educação.
- Estudos e Pesquisas Estatística
- Monitoramento do turismo do Paraná por meio de estudos de demanda turística nos principais pólos receptores e emissores de turistas do Estado (Curitiba, Foz do Iguaçu, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel e Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu), da manutenção da série dos Indicadores do Turismo e da identificação contínua da Cadeia Produtiva do Turismo, uma vez que o Paraná foi o primeiro Estado do Brasil a realizar a pesquisa. Além disso, o programa prevê suporte técnico às pesquisas estatísticas do Ministério do Turismo no âmbito estadual e a realização de estudos estatísticos dos segmentos e da competitividade do Turismo do Paraná.
- Financiamento e Investimentos no Turismo
- Identificação e divulgação das linhas de crédito e os instrumentos de financiamento disponibilizados para o turismo, especialmente por instituições financeiras públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Agência de Fomento entre outras, assim como a elaboração do mapeamento das oportunidades de negócios e investimentos nas regiões turísticas do Paraná.
- Municipalização e Regionalização do Turismo
- Implementado em 2003 para descentralizar o turismo através do fomento e apoio ao planejamento e organização turística de 244 municípios classificados dentro dos níveis de desenvolvimento turístico, assim como das 10 regiões turísticas do Estado e suas instâncias de governanças regionais e parceiros. Destaca-se também a execução de ações dos nove módulos operacionais do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil do Ministério do Turismo – e a coordenação estadual do Programa de Desenvolvimento Regional – Prodetur – que possui mecanismos de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos estruturantes de turismo.
- Normatização do Turismo
- Orienta e disponibiliza a legislação turística federal para os prestadores de serviços turísticos e realiza a classificação e fiscalização dos empreendimentos e dos prestadores de serviços turísticos. O programa tem como principal instrumento o CADASTUR – Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, que em 2009 realizou 631 novos cadastros e 1.420 renovações.
- Organização e Estruturação da Oferta Turística
- Programa que mapeia e sistematiza a oferta turística do Estado, por meio da inventariação dos serviços, atrativos, infra-estrutura de apoio, entre outros. Incentiva, também, a estruturação dos atrativos e equipamentos turísticos, a melhoria da infra-estrutura de apoio ao turismo e o incremento dos modais, além do uso racional de equipamentos públicos de interesse turístico, como a elaboração de propostas para organização da visitação em unidades de conservação.
- Política de Turismo do Estado do Paraná
- Disseminação da Política de Turismo do Estado do Paraná (Lei 15.973 de novembro de 2008) para os agentes diretamente ligados ao turismo e demais interessados, a partir da gestão do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Paraná 2008-2011, da condução do Conselho Estadual de Turismo (atualmente composto por 46 entidades), do fortalecimento do Sistema Estadual de Turismo e da integração da política estadual com as metas do Plano Nacional de Turismo e dos planos municipais de Turismo existentes.
- Qualificação Profissional para o Turismo
- Programa criado para articular e estabelecer parcerias com as organizações governamentais e não-governamentais que atuam na área de formação, capacitação e qualificação de mão-de-obra.
- Turismo de Negócios e Eventos
- Promove o Estado do Paraná com a identificação e apoio a eventos de interesse para o turismo estadual nas áreas comercial, industrial, agropecuária, esportiva, cultural, entre outras. Realiza ainda a captação e geração de eventos intrínsecos ou potencializadores do turismo.
- Turismo Rural
- O programa de Turismo Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento constitui-se num conjunto de ações de incentivo ao desenvolvimento das atividades não-agrícolas das unidades rurais familiares para diversificar e complementar a renda dos agricultores. O programa também contribui para a conservação ambiental, a valorização da paisagem do campo, a história das famílias, da cultura, dos produtos cultivados e transformados de maneira tradicional, além de proporcionar a revitalização da propriedade e resgate da auto-estima do agricultor familiar. O principal projeto é o de “Caminhadas na Natureza no Paraná”, que promove circuitos de caminhadas por estradas rurais. Os circuitos possuem em média 10 km e são credenciados internacionalmente junto ao IVV e nacionalmente junto à ONG Anda Brasil de caminhadas e esportes não-competitivos. No Paraná, o projeto Caminhadas atende a 120 famílias em 41 circuitos de caminhadas em 37 municípios, sendo 14 pertencentes aos Territórios da Cidadania.