Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Turismo

Ações Comerciais

Oportuniza aos empresários paranaenses a participação em rodadas de negócios e seminários de vendas para apresentar diretamente seu produto aos operadores e agentes de turismo. Além disso, incentiva a realização de viagens de familiarização voltadas aos agentes de viagem e jornalistas de turismo para conhecimento do Paraná.
Articulação Institucional e Parlamentar para o Turismo
Programa que norteia o estabelecimento de parcerias com organizações governamentais e não governamentais do setor do turismo; a articulação com o poder legislativo nas ações do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Paraná; a mobilização, o mapeamento e acompanhamento nas 10 regiões turísticas do processo de destinação das emendas parlamentares do OGU para o turismo no Paraná, além do monitoramento da representação do Estado nos diferentes fóruns de discussão estadual, nacional e internacional com enfoque no Turismo.
Canais de Distribuição
Cursos e ações de sensibilização e capacitação voltadas à comercialização do destino Paraná para os operadores estaduais, nacionais e internacionais. Também apóia e mantém Postos e Centrais de Informações Turísticas – com destaque para os postos no Litoral Paranaense durante a Operação Verão-, além de viabilizar ferramentas eletrônicas de distribuição e promover a distribuição de produtos segmentados e integrados.
Certificação do Turismo
Programa que estabelece padrões de qualidade para os destinos, produtos e serviços turísticos, visando criar referenciais para o mercado consumidor e estimular a adoção de boas práticas, utilizando-se de ferramentas oriundas do Sistema Brasileiro de Certificação.
Destino Turístico Paraná
Utilização dos canais de comunicação formais e informais para promoção do Destino Turístico Paraná. Destaca-se a criação e divulgação da Marca Paraná no ano de 2008 e a criação de marcas promocionais para as 10 regiões turísticas do Estado. A organização da Mostra das Regiões Turísticas em sua 5ª edição, e a participação do Paraná em eventos promocionais de turismo realizados no Brasil e no exterior fazem parte da estratégia promocional.
Educação para o Turismo
 Sensibilização e conscientização turística da comunidade e dos visitantes, por meio de ações em parcerias com a rede estadual de ensino (palestras, materiais promocionais, elaboração do Jogo Conhecendo o Paraná), com a iniciativa privada e com as prefeituras. Destaca-se também a integração com os programas do Ministério do Turismo e de outras organizações que tenham interesse no desenvolvimento de ações de educação.
Estudos e Pesquisas Estatística
Monitoramento do turismo do Paraná por meio de estudos de demanda turística nos principais pólos receptores e emissores de turistas do Estado (Curitiba, Foz do Iguaçu, Litoral, Londrina, Maringá, Cascavel e Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu), da manutenção da série dos Indicadores do Turismo e da identificação contínua da Cadeia Produtiva do Turismo, uma vez que o Paraná foi o primeiro Estado do Brasil a realizar a pesquisa. Além disso, o programa prevê suporte técnico às pesquisas estatísticas do Ministério do Turismo no âmbito estadual e a realização de estudos estatísticos dos segmentos e da competitividade do Turismo do Paraná.
Financiamento e Investimentos no Turismo
Identificação e divulgação das linhas de crédito e os instrumentos de financiamento disponibilizados para o turismo, especialmente por instituições financeiras públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica, Agência de Fomento entre outras, assim como a elaboração do mapeamento das oportunidades de negócios e investimentos nas regiões turísticas do Paraná.
Municipalização e Regionalização do Turismo
Implementado em 2003 para descentralizar o turismo através do fomento e apoio ao planejamento e organização turística de 244 municípios classificados dentro dos níveis de desenvolvimento turístico, assim como das 10 regiões turísticas do Estado e suas instâncias de governanças regionais e parceiros. Destaca-se também a execução de ações dos nove módulos operacionais do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil do Ministério do Turismo – e a coordenação estadual do Programa de Desenvolvimento Regional – Prodetur – que possui mecanismos de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para projetos estruturantes de turismo.
Normatização do Turismo
Orienta e disponibiliza a legislação turística federal para os prestadores de serviços turísticos e realiza a classificação e fiscalização dos empreendimentos e dos prestadores de serviços turísticos. O programa tem como principal instrumento o CADASTUR – Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, que em 2009 realizou 631 novos cadastros e 1.420 renovações.
Organização e Estruturação da Oferta Turística
Programa que mapeia e sistematiza a oferta turística do Estado, por meio da inventariação dos serviços, atrativos, infra-estrutura de apoio, entre outros. Incentiva, também, a estruturação dos atrativos e equipamentos turísticos, a melhoria da infra-estrutura de apoio ao turismo e o incremento dos modais, além do uso racional de equipamentos públicos de interesse turístico, como a elaboração de propostas para organização da visitação em unidades de conservação.
Política de Turismo do Estado do Paraná
Disseminação da Política de Turismo do Estado do Paraná (Lei 15.973 de novembro de 2008) para os agentes diretamente ligados ao turismo e demais interessados, a partir da gestão do Plano de Desenvolvimento do Turismo do Paraná 2008-2011, da condução do Conselho Estadual de Turismo (atualmente composto por 46 entidades), do fortalecimento do Sistema Estadual de Turismo e da integração da política estadual com as metas do Plano Nacional de Turismo e dos planos municipais de Turismo existentes.
Qualificação Profissional para o Turismo
Programa criado para articular e estabelecer parcerias com as organizações governamentais e não-governamentais que atuam na área de formação, capacitação e qualificação de mão-de-obra.
Turismo de Negócios e Eventos
Promove o Estado do Paraná com a identificação e apoio a eventos de interesse para o turismo estadual nas áreas comercial, industrial, agropecuária, esportiva, cultural, entre outras. Realiza ainda a captação e geração de eventos intrínsecos ou potencializadores do turismo.
Turismo Rural
O programa de Turismo Rural da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento constitui-se num conjunto de ações de incentivo ao desenvolvimento das atividades não-agrícolas das unidades rurais familiares para diversificar e complementar a renda dos agricultores. O programa também contribui para a conservação ambiental, a valorização da paisagem do campo, a história das famílias, da cultura, dos produtos cultivados e transformados de maneira tradicional, além de proporcionar a revitalização da propriedade e resgate da auto-estima do agricultor familiar. O principal projeto é o de “Caminhadas na Natureza no Paraná”, que promove circuitos de caminhadas por estradas rurais. Os circuitos possuem em média 10 km e são credenciados internacionalmente junto ao IVV e nacionalmente junto à ONG Anda Brasil de caminhadas e esportes não-competitivos. No Paraná, o projeto Caminhadas atende a 120 famílias em 41 circuitos de caminhadas em 37 municípios, sendo 14 pertencentes aos Territórios da Cidadania.