O senador Roberto Requião (PMDB/PR) criticou a troca do software livre adotada há 12 anos no governo do Paraná por um contrato com a Microsoft, firmado pelo atual governador. “O Bebeto Richa fez um acordo para entregar à Microsoft todas as informações e todos os sistemas do Estado do Paraná. Isto é um absurdo”, afirmou.
Em seu governo, Requião adotou o uso do software livre, um programa de computador desenvolvido de forma colaborativa e liberado para uso, cópia e modificação sem qualquer restrição. A inspiração veio do governo americano, que adotou o software livre até mesmo para evitar ataque de hackers.
O uso do software livre pelo governo do Estado foi formalizado pela Lei 14.058/2003 proposta pelo deputado estadual Edson Praczyk (PRB/PR) e sancionada pelo então governador Roberto Requião. Além de transformar bens públicos disponíveis para toda sociedade, a medida gerou uma grande economia aos cofres estaduais.
“Este sistema já permitiu não só aos órgãos estaduais, mas também por parte do próprio governo federal, uma economia extraordinária, inclusive com o próprio relato de diretores destas estatais como a Sanepar, e seria estranho mudar agora”, afirmou o deputado em pronunciamento na Assembléia Legislativa.
“Ao Praczyk a minha solidariedade e o alerta ao Paraná inteiro: nós não podemos entregar o conhecimento e as informações da administração pública ao domínio de uma empresa”, ressaltou Requião.
Oi primo
O pai do Beto está dando voltas no túmulo!!!