O senador Roberto Requião lembrou nesta segunda-feira (13), no plenário do Senado, os 125 anos da abolição da escravatura dos negros no país. Para ele, o preconceito e a discriminação contra os negros são ainda de tal ordem que o Brasil só tem a se envergonhar, e não festejar. Requião citou vários fatos históricos nos últimos 125 anos para, pontuando o que ele chamou de história brasileira da infâmia, mostrar que a abolição pouco representou para os negros e descendentes.
A seguir, vídeo e texto do discurso do senador Roberto Requião.
Prezado Senador da República Roberto Requião
Sou um humilde cidadão do centro do Paraná, de Pitanga, propriamente dito, do Distrito de Rio XV especificamente, sempre fui profundo admirador de sua política de seu jeito direto e objetivo de conduzir a política do Paraná e do Brasil, hoje porém, essa admiração aumentou ainda mais quando de seu pronunciamento na tribuna do Plenário do Senado Federal, pronunciamento esse que confesso, fiquei emocionado, pois, o senhor com brilhantes palavras pode narrar os acontecimentos históricos e recentes do Brasil fazendo uma analogia absolutamente verdadeira da abolição da escravatura com a conjuntura atual em que nossa sociedade se encontra. Gostaria pois, de receber na integra esse pronunciamento em meu e-mail, acredito ser nos últimos anos talvez o melhor pronunciamento na tribuna do Senado Federal. Grande abraço.
Claudemir Esquerdo Corral
Pitanga-PR
e-mail: [email protected]
(42)9959 2844
Sou ouvinte assíduo da Rádio Senado e confesso que nem sempre consigo me prender aos discursos dos Excelentíssimos Senadores. Há muito sentia falta da eloquência e da beleza retórica dos grandes discursos. Entretanto, para minha grata surpresa, pude ouvir esse belíssimo discurso do Senador Roberto Requião, na tarde do dia 13 de maio. Perfeito em sua retórica, rico em seu conteúdo histórico e atual em seu apelo ético, um discurso corajoso e profético, a denunciar a hipocrisia sofística dos pseudo-humanistas que ocupam inutilmente os espaços midiáticos. Parabéns, Senador Requião.