Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasIndignação vs Politização

Indignação vs Politização

mauricio-requiao-1A indignação parece ter se espalhado por nossas ruas. Halleluya! Nosso país há tanto tempo dormente parece dar um suspiro democrático. A população insatisfeita com o atual “todo” político resolveu se manifestar. O início de tudo se deu com um simples aumento de tarifa do transporte urbano. Como dizia uma grande rede de televisão, a revolta era por meros R$ 0,20 (vinte centavos de Real). Descobriu-se depois que este fora apenas o estopim, apenas um estalo que mostrou que o povo na rua chama a atenção.

Uma vaia à Presidente em jogo de abertura de um torneio internacional futebol chamou um pouco mais a atenção das mídias e de políticos. Aquela grande Rede de Televisão viu uma chance de polemizar e direcionar toda a manifestação contra seus desafetos históricos/políticos. Sobre este assunto faço das minhas a palavra do Senador Requião em sua rede social:

“Aos políticos que se encantaram com as vaias de Dilma, eu digo: essa vaia foi para nós, todos nós. Considerem-se vaiados.” 

Os movimentos cresceram, juntaram milhares de pessoas nas ruas. A tarifa foi engolida pela insatisfação geral. Os gritos passaram a ecoar contra os investimentos feitos para atender a Copa do Mundo. A pedir mais saúde, mais educação, o fim da corrupção e um Brasil melhor para todos. Pronto: ESTAMOS INDIGNADOS! Cansamos da corrupção. Político não presta. A política é suja.

Caros Indignados, os seus protestos são a essência da DEMOCRACIA, as manifestações nas ruas são a POLÍTICA em sua forma mais pura.

Espero que está indignação cresça, que ela seja nutrida e bem direcionada. Espero que se filtrem os protestos, filtrem-se no sentido de se saber exatamente contra o que estamos protestando. Em um protesto contra a corrupção temos Direita, Esquerda, Centro e até Anarquistas. Temos gritos anti-privatização e gritos pelo fim do Bolsa Família lado a lado. Cada um certo de que está lutando pela coisa certa e que todos abraçam sua causa. Ache a sua revolta. Contra a corrupção somos todos, acredito eu mas, qual o seu projeto de Brasil, qual a sua idéia de Nação?

Se você se dispôs a protestar nas ruas do Brasil contra algo, você é mais político do que imagina. Se você está indignado com os governos atuais você está vivendo e fazendo política. Para que deixar que esta indignação se perca nos intervalos da novela ou se esvaia entre um jogo de futebol e outro? Comece a mudar o Brasil, nutra a sua indignação, alimente-a e a torne algo crescente e útil: participe formalmente da política. Escolha um partido, filie-se e de dentro para fora expurgue os maus políticos. Grite de hoje até 2014 e continue a gritar, continue indignado, se coloque como uma opção ao que você vê como errado. PARABÉNS, você que não gosta de política e políticos é mais politizado do que quer crer.

M. REQUIÃO FILHO
twitter@MRequiaoFilho

 

 

7 comentários em “Indignação vs Politização

  1. O dragão acordou, com cabeça, coração, asas, membros e rabo. Dormia em sono profundo, despertou da apatia política e em revolta, caminha forte e solta fogo na hipocrisia estabelecida. Esse dragão quer e exige respeito, tem nome e sobrenome: POVO BRASILEIRO!
    Maurício, parabéns pelo seu artigo. Bela reflexão!

  2. Mauricio parabéns pela sua reflexão. Ja era fã de carteirinha do Senador Requião agora mais do que nunca, meu respeito por este grande politico aumenta ainda mais. Parabéns Senador o nosso estado esta precisando urgente de sua volta.

  3. Afinal o que precisa ser reivindicado?
    Protesto apartidário!!!!
    Melhorem de forma objetiva. Mas +- isso. Divulguem!!!

    1 – Dissolução de 30 ministérios e redução a metade de deputados estaduais e federais.
    Combate a corrupção começa dimuindo o número de políticos, é cientificamente provado que quanto maior a interferência pública maior a probabilidade de corrupção. Há 30 anos atrás a quantidade de ministérios era menos da metade da quantidade de hoje, segundo Joaquim Barbosa naquela época o trabalho dele era muito mais
    ágil e muito menos burocrático devido a isso. Novos ministérios vem surgindo para acomodar amigos políticos, mais gente mamando nas tetas do governo com pouco benefício prático para o país. Quanto custa um ministério?
    Reduziria uma fortuna!

    2 – Extinção do salário de vereador. E Regras rígidas na contratação de pessoal.
    Em países desenvolvidos vereador são voluntários e recebem apenas uma ajuda de custo. É um absurdo o sálario
    de vereador do Brasil! e o que eles fazem? em muitas cidades se resume uma reunião de algumas horas 1 vez por semana!
    ***Complemento: 100% dos fundos economizados em 1 e 2 transferidos para Saúde, Educação e segurança!***

    3 -Financiamento público de campanha política.
    Para desvincular o poder econômico dos grandes grupos econômicos na política. Quando uma empreiteira doa 10
    milhões para um partido, vc acha que é de graça? Obviamente não. O retorno financeiro volta quando as mesmas
    ganham licitações para obras públicas. Ganham as licitações com a forcinha dos aliados políticos e depois
    colocam o preço que quizer, e no fim nós pagamos a conta.

    4 – Regulação dos meios de comunicação.
    As maiores empresas de comunicação no Brasil são monopólio de algumas familias apenas, será que a ética jornalistica dessas empresas privadas está acima do interesse financeiro das mesmas? Manipulação de opinião pública deve ser regulada e punida quando houver abuso. Em países desenvolvidos isso existe.

    5 – Reforma tributária e Transparência absoluta em contas públicas.

  4. O POVO É O PODER VERDADEIRO. ELE TEM SEUS REPRESENTANTES NO LEGISLATIVO, NO EXECUTIVO E NO JUDICIÁRIO. QUANDO ESTES REPRESENTANTES NÃO AGEM DE ACORDO, NÃO FAZEM O QUE TÊM QUE SER FEITO, O POVO TOMA DELES O PODER, COMO FICOU CLARO NESTES DIAS DE MANIFESTOS EM TODO O BRASIL. OS GOVERNANTES FICARAM ENCURRALADOS, ASSUSTADOS COM OS GRITOS DEDESABAFOS E REIVINDICAÇÕES FEITOS NAS RUAS. FICOU CLARO ENTÃO QUE A SAÚDE, A EDUCAÇÃO, A SEGURANÇA E OUTROS SERVIÇOS PUBLICOS PODEM MELHORA MUITO SE A VOZ DO POVO CONTINUAR DA FORMA QUE ACONTECEU. PARABÉN AO MOVIMENTO MPL E A TODOS QUE CONTRIBUIRAM PARA O SUCESSO DO MANIFESTO.

Comments are closed.