A indignação parece ter se espalhado por nossas ruas. Halleluya! Nosso país há tanto tempo dormente parece dar um suspiro democrático. A população insatisfeita com o atual “todo” político resolveu se manifestar. O início de tudo se deu com um simples aumento de tarifa do transporte urbano. Como dizia uma grande rede de televisão, a revolta era por meros R$ 0,20 (vinte centavos de Real). Descobriu-se depois que este fora apenas o estopim, apenas um estalo que mostrou que o povo na rua chama a atenção.
Uma vaia à Presidente em jogo de abertura de um torneio internacional futebol chamou um pouco mais a atenção das mídias e de políticos. Aquela grande Rede de Televisão viu uma chance de polemizar e direcionar toda a manifestação contra seus desafetos históricos/políticos. Sobre este assunto faço das minhas a palavra do Senador Requião em sua rede social:
“Aos políticos que se encantaram com as vaias de Dilma, eu digo: essa vaia foi para nós, todos nós. Considerem-se vaiados.”
Os movimentos cresceram, juntaram milhares de pessoas nas ruas. A tarifa foi engolida pela insatisfação geral. Os gritos passaram a ecoar contra os investimentos feitos para atender a Copa do Mundo. A pedir mais saúde, mais educação, o fim da corrupção e um Brasil melhor para todos. Pronto: ESTAMOS INDIGNADOS! Cansamos da corrupção. Político não presta. A política é suja.
Caros Indignados, os seus protestos são a essência da DEMOCRACIA, as manifestações nas ruas são a POLÍTICA em sua forma mais pura.
Espero que está indignação cresça, que ela seja nutrida e bem direcionada. Espero que se filtrem os protestos, filtrem-se no sentido de se saber exatamente contra o que estamos protestando. Em um protesto contra a corrupção temos Direita, Esquerda, Centro e até Anarquistas. Temos gritos anti-privatização e gritos pelo fim do Bolsa Família lado a lado. Cada um certo de que está lutando pela coisa certa e que todos abraçam sua causa. Ache a sua revolta. Contra a corrupção somos todos, acredito eu mas, qual o seu projeto de Brasil, qual a sua idéia de Nação?
Se você se dispôs a protestar nas ruas do Brasil contra algo, você é mais político do que imagina. Se você está indignado com os governos atuais você está vivendo e fazendo política. Para que deixar que esta indignação se perca nos intervalos da novela ou se esvaia entre um jogo de futebol e outro? Comece a mudar o Brasil, nutra a sua indignação, alimente-a e a torne algo crescente e útil: participe formalmente da política. Escolha um partido, filie-se e de dentro para fora expurgue os maus políticos. Grite de hoje até 2014 e continue a gritar, continue indignado, se coloque como uma opção ao que você vê como errado. PARABÉNS, você que não gosta de política e políticos é mais politizado do que quer crer.
M. REQUIÃO FILHO
twitter@MRequiaoFilho
O dragão acordou, com cabeça, coração, asas, membros e rabo. Dormia em sono profundo, despertou da apatia política e em revolta, caminha forte e solta fogo na hipocrisia estabelecida. Esse dragão quer e exige respeito, tem nome e sobrenome: POVO BRASILEIRO!
Maurício, parabéns pelo seu artigo. Bela reflexão!
#VempraRua #semPartido
Mauricio parabéns pela sua reflexão. Ja era fã de carteirinha do Senador Requião agora mais do que nunca, meu respeito por este grande politico aumenta ainda mais. Parabéns Senador o nosso estado esta precisando urgente de sua volta.
#VoltaRequião
Afinal o que precisa ser reivindicado?
Protesto apartidário!!!!
Melhorem de forma objetiva. Mas +- isso. Divulguem!!!
1 – Dissolução de 30 ministérios e redução a metade de deputados estaduais e federais.
Combate a corrupção começa dimuindo o número de políticos, é cientificamente provado que quanto maior a interferência pública maior a probabilidade de corrupção. Há 30 anos atrás a quantidade de ministérios era menos da metade da quantidade de hoje, segundo Joaquim Barbosa naquela época o trabalho dele era muito mais
ágil e muito menos burocrático devido a isso. Novos ministérios vem surgindo para acomodar amigos políticos, mais gente mamando nas tetas do governo com pouco benefício prático para o país. Quanto custa um ministério?
Reduziria uma fortuna!
2 – Extinção do salário de vereador. E Regras rígidas na contratação de pessoal.
Em países desenvolvidos vereador são voluntários e recebem apenas uma ajuda de custo. É um absurdo o sálario
de vereador do Brasil! e o que eles fazem? em muitas cidades se resume uma reunião de algumas horas 1 vez por semana!
***Complemento: 100% dos fundos economizados em 1 e 2 transferidos para Saúde, Educação e segurança!***
3 -Financiamento público de campanha política.
Para desvincular o poder econômico dos grandes grupos econômicos na política. Quando uma empreiteira doa 10
milhões para um partido, vc acha que é de graça? Obviamente não. O retorno financeiro volta quando as mesmas
ganham licitações para obras públicas. Ganham as licitações com a forcinha dos aliados políticos e depois
colocam o preço que quizer, e no fim nós pagamos a conta.
4 – Regulação dos meios de comunicação.
As maiores empresas de comunicação no Brasil são monopólio de algumas familias apenas, será que a ética jornalistica dessas empresas privadas está acima do interesse financeiro das mesmas? Manipulação de opinião pública deve ser regulada e punida quando houver abuso. Em países desenvolvidos isso existe.
5 – Reforma tributária e Transparência absoluta em contas públicas.
Copiado eafirmativo! Muito bom manter o foco das coisas!
O POVO É O PODER VERDADEIRO. ELE TEM SEUS REPRESENTANTES NO LEGISLATIVO, NO EXECUTIVO E NO JUDICIÁRIO. QUANDO ESTES REPRESENTANTES NÃO AGEM DE ACORDO, NÃO FAZEM O QUE TÊM QUE SER FEITO, O POVO TOMA DELES O PODER, COMO FICOU CLARO NESTES DIAS DE MANIFESTOS EM TODO O BRASIL. OS GOVERNANTES FICARAM ENCURRALADOS, ASSUSTADOS COM OS GRITOS DEDESABAFOS E REIVINDICAÇÕES FEITOS NAS RUAS. FICOU CLARO ENTÃO QUE A SAÚDE, A EDUCAÇÃO, A SEGURANÇA E OUTROS SERVIÇOS PUBLICOS PODEM MELHORA MUITO SE A VOZ DO POVO CONTINUAR DA FORMA QUE ACONTECEU. PARABÉN AO MOVIMENTO MPL E A TODOS QUE CONTRIBUIRAM PARA O SUCESSO DO MANIFESTO.