O coronel da Polícia Militar Anselmo José de Oliveira será condecorado (in memoriam) pela Câmara de Curitiba como servidor padrão. A iniciativa é do primeiro-secretário vereador Ailton Araújo (PSC). A honraria, instituída pela lei 10.680/2003, visa destacar o trabalho de funcionários públicos ativos e inativos. O ex-comandante geral da Polícia Militar do Paraná, que foi destacado pela relevância dos serviços prestados em toda a carreira do funcionalismo, morreu no último dia 17 de julho.
O coronel atuou como chefe da Casa Militar entre os anos de 2003 a 2008 e como comandante da PM de abril de 2008 a outubro de 2009, mesmo ano em que se aposentou. Atualmente, coordenava o escritório do senador Roberto Requião (PMDB/PR) no Paraná.
Anselmo Oliveira teve importantes registros na área de segurança comunitária, no combate às drogas e na capacitação de novos profissionais da polícia. Vários projetos de segurança pública foram criados pelo ex-comandante enquanto esteve à frente da corporação: Força Samurai, Força Alfa, Proavante e o Segurança Social. Ele também idealizou a Patrulha Escolar Comunitária e o Bombeiro Comunitário.
(Com informações da Câmara dos Vereadores de Curitiba)