O governador Beto Richa (PSDB/PR) anunciou investimentos na área da cultura e inclui as Bibliotecas Cidadãs como projeto da sua gestão. Na verdade, as Bibliotecas fizeram parte do plano de governo da eleição do senador Roberto Requião (PMDB/PR) em 2002. Eleito, ele colocou a promessa em prática e em 2004 as primeiras Bibliotecas foram inauguradas.
A meta era que os 399 municípios do Paraná tivessem ao menos uma sala de leitura com bom acervo de livros. “A leitura construiu minha carreira política e tenho certeza de que muitos comandantes políticos sairão destas salas. A gente só pensa com vasto vocabulário e para isso os livros são fundamentais”, afirmou Requião ao inaugurar a primeira Biblioteca do projeto em Carambeí.
As sete primeiras cidades que receberam as Cidadãs em 2004: Carambeí, Cantagalo, Santa Maria do Oeste, Itaperuçu, Três Barras, Imbaú e Tamarana. Em oito anos de mandato, Requião inaugurou mais de 200 Bibliotecas e deixou mais de 100 em construção para seu sucessor inaugurar, num investimento de R$ 100 milhões. Beto Richa anunciou a construção de apenas dez novas unidades.
O projeto segue o definido por Requião em 2003: um prédio de 150 metros quadrados abriga, além da Biblioteca, um telecentro, salão comunitário, espaço cívico e de recreação. Na inauguração, cada unidade recebe um acervo de 2 mil títulos, elaborado pela Biblioteca Pública do Paraná.
Em 2005, Requião lançou a segunda fase do projeto Biblioteca Cidadã, que beneficiou 41 municípios. Em 2006, veio a terceira fase do projeto, contemplando mais 34 cidades e, no mesmo ano, outras 21 unidades foram autorizadas. “Investir em educação e cultura é prioridade em nosso governo. Essas bibliotecas são espaços importantes porque democratizam o acesso à cultura e ao saber no Paraná”, disse Requião à época.
Em 2007, Espírito Santo e Tocantins adotaram o modelo desenvolvido no Paraná, que unia cultura e tecnologia no mesmo espaço. Valquíria Moreira Rezende, Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do Tocantins à época, apontou o projeto como uma referência. “A forma como foi planejado, a composição do acervo, a inovação e a competência como foi realizado tornam a Biblioteca Cidadã um modelo nacional”, disse.
Em 2008, as Bibliotecas chamar a atenção do Ministério da Cultura, que pediu ao Governo do Paraná cópias do projeto para transformá-lo em ponto de partida para um programa nacional de leitura, que se chamaria “Pontos de Leitura”. No mesmo ano, Requião assinou mais 19 contratos para construção de Bibliotecas Cidadãs.
Em 2009, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Roberto Requião inauguraram a Biblioteca Cidadã na cidade de Congonhinhas, no Norte Pioneiro do Paraná. “Este é um projeto fantástico, que vai revolucionar Congonhinhas e todo o nosso Estado, com uma biblioteca que dispõe dos melhores livros”, disse o ex-prefeito Luciano Merhi. Em seguida, Requião autorizou a construção de mais 78 unidades do projeto.
Até o final de 2010, último ano do Governo Requião, o número de bibliotecas entregues ou contratadas pelo governo ultrapassava 300 unidades, com um investimento total de mais de R$ 100 milhões desde 2003.
Biblioteca cidadã e seus pinheiros: pois bem. A biblioteca É sim obras magníficas, onde não só as crianças, mas adultos e idosos da melhor idade podem passar parte do tempo lendo. Requião sim teve visão para preparar orientar quem quer que seja. já este desgoverno Beto não tem nada não faz nada ,nunca teve projeto algum , e ainda mente ,mente sem vergonha na cara ,aqui em BITURUNA NOS TEMOS A BIBLIOTECA , sua pintura lembra muito bem as ARAUCARIAS,por falar em ARAUCARIAS .AQUI EM BITURUNA ,calculamos mais de 10.000, digo dez mil ARAUCARIAS JA DERRUBADAS. FIS DENUNCIA, MAS ATE AGORA NAO VIMOS RESULTADO ALGUM, por quê? Pois as ARAUCARIAS estão caindo uma apos outra todos os dias. Só para lembrar em bituruna nem prefeito temos, temos. INTERINO, cidade cem lei sem autoridade alguma, pois quem manda e tal RODRIGO ROSSONI, afastado pela justiça eleitoral, só no papel, pois na pratica quem manda e esta cassado por 8 anos… Só no papel as obras deixadas ainda pelo ex prefeito REMI RASOLIM não foram todas entregue ainda . Eles dizem pros menos informados que é do tal Rodrigo, pois quem esta por trás de tudo e nada menos que o tal mentiroso VALDIR ROSSONI PAI DO RODRIGO, E SOGRO DA TAL CATIANE ROSSONI , UM TRIO FANTASTICO, E ASIM O TEMPO PASSA E ELES CONTINUAM A MANDAR E MENTIR .COM A BRILHANTE radio dos Padilha, que de Padilha não tem nada a radio e do deputado ROSSONI .ESPERO que a justiça um dia veja tudo e tome as devidas providencias,já esta mais do que na hora .e a justiça eleitoral também … Já os PINHEIROS, símbolo do Paraná continuam a cair dia após dia sem preocupação, pois IBAMA, a forca verde, o tal iape, Rossoni deve ter dado ferias prolongadas, pois por aqui não são vistos há muito tempo. Que falta faz tal Requião… Requião volte, volte rápido. Pois querem derrubar ate os pinheiros do desenho da fachada da biblioteca, digo fofocas de bar, fofocas de bar são tantas muitas e são cabeludas , apelo justiça mas do que urgente digo urgentíssimo. Bituruna não merece estar nesta situação política, só porque um dia Rossoni disse “quero mostrar quem manda nessa cidade”. Falou e disse ROSSONI muito bem, Rossoni, ditador mentiroossoo. Rato de esgoto, lembra rossoni que um dia você disse que 4 anos passa. Pois muito bem engula esta frase, pois os 4 anos do seu governo vai entrar para a história um passado dos mais sujos que um dia este estado já poderia ter passado. Aqui se faz aqui se paga. Nem sempre o dinheiro sujo vai comprar as eleições. Digo eu ASSIS BOLSONI , biturunense com muito orgulho. Mas uma pena que as ARAUCARIAS CONTINUAM A CAIR UMA APOS OUTRA. ATE……