Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaCE aprova volta do nome Bolsa Escola para Bolsa Família

CE aprova volta do nome Bolsa Escola para Bolsa Família

CE aprova volta do nome Bolsa Escola para Bolsa Família

A Comissão de Educação do Senado, presidida pelo senador Roberto Requião, aprovou na sessão desta terça-feira, 9, Projeto de Lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), alterando para “Programa Bolsa Escola” o nome do Programa Bolsa Família. Buarque argumentou que o nome anterior contribuía para incentivar as famílias a enviarem seus filhos à escola. “Antes, as mães tinham o sentimento que recebiam o dinheiro para manter o filho na escola, mas hoje, com o nome Bolsa Família, as mães acham que recebem o benefício porque são pobres”, disse o senador.
Em seu relatório, favorável à proposta, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC), lembrou que o Programa Bolsa Escola começou no Distrito Federal, quando Cristovam Buarque era governador do DF e que a mudança de nome deixou a questão educacional em segundo plano. O retorno ao nome, argumentaram outros senadores, seria também uma homenagem ao pioneirismo de uma administração do PT, já que Buarque era vinculado a este partido quando criou o programa. A proposta deve ser examinada agora pela Câmara dos Deputados.
Formação de professores
A Comissão também aprovou e remete à Câmara Federal proposta a ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO) que inclui entre os objetivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a formação de técnicos em educação, do ensino médio e superior, como forma de suprir a deficiência de pessoal especializado. O projeto foi relatado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).
Pedido de vistas
A senadora Ângela Portela (PT-RR) pediu vistas do projeto da senadora Marinor Brito (PSOL-PA) que regulamenta o ingresso de estagiários ma administração pública direta, autárquica e de fundações. A senadora do Pará quer que a contratação de estagiários seja feita mediante “seleção pública de provas”, por edital de convocação amplamente divulgado. O ingresso de estagiários, argumenta tem que ser livre de toda sorte de protecionismo ou apadrinhamento.
Justificando que já existe regulamentação semelhante do assunto, a senadora de Roraima pediu vista e deve reapresentar a proposta na próxima reunião da CE.
Já a discussão do Projeto de Lei da Câmara do deputado Ayrton Xerez (DEM-RJ), relatado na CE pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), dispondo sobre a obrigatoriedade de permanência do aluno na escola, no caso de ausência de professores, foi adiado para a próxima reunião.
A Comissão, acompanhando voto do relator, senador João Alberto (PMDB-MA), rejeitou proposta do deputado Ivan alente (PSOl-SP), dispondo sobre a universalização da educação integral ou parcial para crianças com até seis anos de idade. Segundo o relator, a medida é inexeqüível.
Homenagens
A CE também aprovou ainda , na reunião desta terça , proposta que inscreve o nome de Domingos Martins no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e que conferem ao município de Barretos (SP) o título de Capital Nacional do Rodeio e ao município de Sorriso (MT) o título de Capital Nacional do Agronegócio .
Outros seis projetos aprovados em decisão terminativa referem-se à mudança de denominação de logradouros públicos: passa a se chamar Barragem de Piaus a barragem no rio Marçal, entre os municípios de Pio IX e São Julião, no Piauí; Rodovia José Dácio Leite dará nome ao trecho da BR-230, entre a cidade de Lavras da Mangabeira e o entroncamento com a BR-116, no Ceará ; Viaduto Inspetor Vitorino passará a ser o nome do viaduto construído no Km 637 da BR-104, no município de Caruaru, em Pernambuco ; Rodovia Deputado Aloízio Santos será o nome do trecho da BR-262, do KM 7,2, em Cariacica, até o Km 20, em Viana, no Espírito Santo ; o Metrô do Recife/Metrorec, operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos receberá a denominação de Sistema Metroviário do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira; Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto será a denominação do trecho ferroviário compreendido entre os municípios de Ilhéus, na Bahia, e Figueirópolis, no Tocantins.