CE vai discutir unificação de currículo para educação básica
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que é presidida pelo senador Roberto Requião, aprovou nesta terça-feira (28) requerimento do senador Armando Monteiro (PTB-PE) para que se realize audiência pública tendo como tema a criação de um currículo nacional único para a educação básica. O requerimento contou com o apoio do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que presidiu a reunião.
Ao defender a realização da audiência, Monteiro informou que a elaboração do novo currículo já vem sendo discutida no Ministério da Educação. Em sua opinião, o tema também deve ser objeto de debate no Poder Legislativo.
“As nações desenvolvidas têm promovido revisões e atualizações em seus currículos, uma vez que a educação é um instrumento central da competitividade de um país. As diretrizes hoje existentes no Brasil ainda são muito abrangentes. Por isso, é importante que o Senado se prepare para esse debate” , disse o senador.
Museu Itamar Franco
O Museu Histórico do Senado Federal passará a ser chamado Museu Histórico Senador Itamar Franco, segundo o projeto do senador José Sarney (PMDB-AP), relatado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), aprovado pela CE em decisão final.
Ao apresentar seu voto favorável o senador Pedro Simon (PMDB-RS), considerou "muito justa e oportuna a homenagem ao senador e ex-presidente da República, falecido em julho de 2011. Itamar foi eleito senador em 1974 e 1982, pelo estado de Minas Gerais, e concorreu em 1989 ao cargo de vice-presidente, na chapa do então candidato a presidente Fernando Collor. Com o afastamento de Collor, tornou-se presidente em outubro de 1992. Em 1998, elegeu-se governador de Minas Gerais e, em 2010, foi eleito para mais um mandato de senador.
“Fui líder do governo Itamar Franco nesta Casa e desafio quem indique um erro de seu governo que não tenha sido punido”, recordou Simon, que levantou, porém, uma dúvida sobre a futura localização do museu, após a aprovação da proposta de reforma administrativa do Senado, ainda em tramitação.
Audiência com Mercadante
Nesta quarta-feira, 29, a Comissão de Educação faz uma audiência pública para ouvir o novo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e discutir com ele os planos de trabalho da pasta. Assim que foi escolhido para substituir Fernando Haddad, o novo ministro entrou em contato com o senador Roberto Requião colocando-se à disposição da CE para debater a educação brasileira.