Caminhada mostra que a virada também já se consolida em Curitiba
O candidato ao Senado pela coligação “A união faz um novo amanhã”, Roberto Requião, participou neste sábado (11), em Curitiba – ao lado do candidato ao governo, Osmar Dias, e do candidato a vice-governador, Rodrigo Rocha Loures – da Caminhada da Virada. Cerca de 10 mil pessoas compareceram à Praça Santos Andrade, com bandeiras e balões e caminharam junto com os candidatos da coligação pelo calçadão da Rua XV de Novembro. Confira o depoimento de alguns desses participantes.
O candidato ao Senado pela coligação “A união faz um novo amanhã”, Roberto Requião, participou neste sábado (11), em Curitiba – ao lado do candidato ao Governo, Osmar Dias, e do candidato a vice-governador, Rodrigo Rocha Loures – da Caminhada da Virada. Cerca de 10 mil pessoas compareceram à Praça Santos Andrade, com bandeiras e balões e caminharam junto com os candidatos da coligação pelo calçadão da Rua XV de Novembro.
Requião avaliou a mobilização como uma demonstração do otimismo dos paranaenses pela vitória da coligação. “A caminhada foi extremamente expressiva e demonstra a virada dos candidatos da nossa coligação ao Governo do Paraná”, afirmou.
“A pesquisa do Instituto Datafolha reduziu uma diferença que chegou a ser de 16 pontos percentuais para seis pontos, e acredito que hoje a pesquisa Vox Populi reduzirá ainda mais esta diferença.”
Requião ainda arriscou um prognóstico. “Arrisco a dizer que o Osmar ganhará com dez pontos a mais do que o Beto Richa. Vamos ganhar a eleição no Paraná com a chapa inteira: Dilma, Osmar, eu e a Gleisi Hoffmann.”
No início da tarde, o candidato ao Senado, também ao lado de Osmar Dias, fizeram comício e caminhada pelo Alto Maracanã, em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Requião reafirmou o otimismo constatado no evento da Rua XV. “Tivemos hoje uma das mais belas caminhadas de que participei em Curitiba. Reuniu tanta gente quanto no comício com o presidente Lula.”
Otimismo e entusiasmo entre os participantes
Militantes e eleitores em geral que acompanharam o evento desta manhã no Centro de Curitiba deixaram claro o entusiasmo e otimismo com a vitória da coligação “A união faz um novo amanhã”. E destacaram a importância de estar presente numa caminhada que se tornou marco na atual campanha.
A pedagoga Wanderléia Aparecida Coelho contou que compareceu ao evento porque quer a garantia de um governo compromissado como foi o de Requião. “Estamos com Osmar, como sempre estivemos com Requião. Esta caminhada de hoje demonstra a vontade daqueles que querem a continuidade de um trabalho sério. Com Requião no Senado e Osmar no Governo nós teremos esta garantia.”
A educadora destacou a evolução do Paraná nos últimos oito anos. “O fortalecimento da educação e de instituições como a Copel, Sanepar e Emater trouxe um novo ânimo aos funcionários e professores”, citou Wanderléia.
O técnico em meio ambiente José Dionir Zeco Paz explicou que comparecer à caminhada foi uma questão de compromisso com a trajetória política do ex-governador e hoje candidato ao Senado. “Acompanho o Requião desde 1989 e desta vez não poderia ser diferente. Requião é um homem de coragem, com ideologia e que vai continuar lutando muito pelo Paraná. Fiz questão de vir até aqui para demonstrar meio apoio”, completa.
Já o administrador de empresas Fabiano Utrabo Merlim disse acreditar que a mobilização em Curitiba comprova o envolvimento da sociedade paranaense na campanha da coligação “A união faz um novo amanhã”.
“Estamos unindo forças para garantir este Paraná no futuro. Precisamos do Requião em Brasília e do Osmar aqui e, só assim, vamos continuar desenvolvendo nosso Estado”, assinalou Fabiano.
Colombo, Almirante Tamandaré e Mandirituba já sabem: é chapa completa
Os candidatos Roberto Requião (Senado) e Osmar Dias (Governo) cumpriram entre a tarde e a noite de sábado (dia 11) agenda de campanha em três municípios da região metropolitana de Curitiba: Colombo, Almirante Tamandaré e Mandirituba. Em todos eles, o recado foi dado e entendido: para o Paraná e o Brasil continuarem no rumo em que estão, o voto deve ser na coligação “A união faz um novo amanhã” – além de Requião e Osmar, em Gleisi Hoffmann para o Senado e em Dilma Rousseff para presidente.
Osmar Dias, por exemplo, disse com clareza e objetividade: como governador, vai dar sequência aos programas do Governo Requião, inclusive aos conduzidos em parceria com o Governo Lula. “Aqueles que antes criticavam essas políticas, agora, sabendo que elas são boas, estão dizendo que vão manter. Mas é esta nossa aliança que é a garantia de que vamos seguir os passos dados pelo Requião e pelo Lula e não existe outra candidatura que não a nossa para garantir uma parceria com a Dilma na Presidência”, afirmou o candidato em comício em Almirante Tamandaré.
Requião endossou as palavras de Osmar Dias. Explicou que apoia o pedetista porque está seguro de que Osmar não deixará que o trabalho que iniciou seja interrompido. “Do lado de cá estamos eu, a Gleisi, o Osmar e a Dilma. E do lado de lá? O piá de prédio, o grupo dos que venderam nossas empresas públicas. Quem precisa de governo é o povo mais simples, o povo trabalhador, o pequeno agricultor. Então, no dia 3 de outubro, tem que ser Osmar”, salientou Requião em comício na localidade de Areia Branca, município de Mandirituba.
SACUDIR O SENADO – O ex-governador assinalou que pretende levar ao Congresso os projetos que deram certo no Paraná e que são exemplo para o país. Citou, entre eles, a política fiscal que desonera micros e pequenos empresários, o salário mínimo regional, a energia de graça e a tarifa de água reduzida para as famílias e o financiamento de tratores para os agricultores familiares. “Sou candidato com a intenção de dar uma sacudida no Senado. Vou levar as ideias que deram certo. Quero ser avaliado pelo que fiz, e tenho certeza de que o Paraná e o Brasil melhoraram com nossas políticas.”