A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou nesta terça-feira (2), em segundo turno, o projeto que cria o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano de Passageiro, o Reitup, com a meta de melhorar a qualidade do serviço e de reduzir o preço das tarifas. As emendas apresentadas pelo senador Roberto Requião forma acatadas pelo relator, senador Lindbergh Farias (PT_RJ) e aprovadas pelo plenário da CAE.
A preocupação central das emendas de Requião foi a de abrir a “caixa preta” das planilhas de custos das empresas, cuja falta de transparência permite toda sorte de abusos e sobrepreços. Com o aumento da transparência das planilhas, com auditoria externa sobre elas e a elaboração de laudos a serem publicados na internet, as emendas de Requião permitem o controle da sociedade sobre os custos de transporte de passageiros. Requião referiu-se ainda à sua experiência como prefeito de Curitiba (PR), quando teve um duro embate com os donos de empresas de transporte para abrir as planilhas.
Foto: Senador Roberto Requião (PMDB-PR) fala durante análise do projeto que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup) Crédito: Geraldo Magela/Agência Estado
Veja a seguir as intervenção do senador Requião na reunião da CAE e conheça o teor de suas emendas.