Com Requião no Governo, educação do PR é a melhor do país
Planos de cargos, carreiras e salários para professores e funcionários de escolas, laboratórios de informática em todas as unidades de ensino, bem como equipamentos multimídia como televisores com pen-drive em todas as salas de aulas. Investimentos como esses do Governo Requião garantiram ao Paraná a melhor rede estadual de todo o país. Quem aponta é o Ministério da Educação, por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador que mede a qualidade de ensino no Brasil.
No ensino de nível médio, por exemplo, o Ideb do Paraná foi, em 2009, o mais elevado entre todos os Estado: 3,9, superior à meta estabelecida para o ano, que era de 3,4, e para 2016, que era de 3,6. Nas séries finais do ensino de nível fundamental, a meta de 2009 e a de 2011 também foram superadas. O Ideb dessas séries foi de 4,1 pontos, ante as metas de 3,5 (ano passado) e 3,8 (para ano que vem).
Nas séries iniciais da rede estadual de ensino o índice foi mantido em relação a 2007 (até então, data do Ideb mais recente), ficando em 5,2. Nessas séries, porém, está uma parcela pequena dos estudantes da rede estadual: apenas 7 mil de um total de 1,4 milhão de alunos. Isso porque, em geral, essas séries são oferecidas pelas redes municipais.
COM OS PROFESSORES – O candidato ao Senado Roberto Requião faz questão de salientar que esses resultados foram alcançados, sim, com os investimentos pesados – no Governo Requião, 30% do orçamento anual do Estado vai para a educação, maior percentual em todo o país. Observa, por outro lado, que o êxito deve ser creditado sobretudo ao trabalho dos educadores. “Os professores entenderam nosso compromisso e, juntos, governo e professores e funcionários das escolas fizeram da educação pública do Brasil.”
Destaques da educação pública do Paraná
– O Paraná está entre os estados com a maior oferta de vagas para os jovens com idade entre 15 e 17 anos. O livro Juventude e Políticas Sociais no Brasil, editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revela que 67% dos jovens nessa faixa de idade está no ensino médio, índice superior à média nacional de 48%.
apenas 48% dos jovens brasileiros nesta faixa de idade está no ensino médio. No Paraná, este índice é de 67%.