De novo, PMDB. Sempre PMDB
No dia 24 de novembro, sábado, o PMDB de Curitiba elege novo Diretório. Na eleição municipal, o partido dividiu-se. A escolha do novo Diretório é oportunidade para se restabelecer a unidade do partido. Uma unidade feita em cima de princípios e de compromissos bem claros.
Nós temos um lado. À esquerda de nosso peito, bate o coração da solidariedade, do amor ao povo. À esquerda do nosso peito, batem os nossos sentimentos por justiça, por mudanças, por um país forte, desenvolvido, fraterno.
O nosso lado é o lado oposto de quem hoje governa a nossa cidade e o nosso Estado. Esse grupo de privatistas quer transformar tudo –saúde, educação, transportes, energia, saneamento, porto, informática- em oportunidade de lucro. No universo deles, não há lugar para os trabalhadores, para os mais pobres.
O PMDB nasceu da idéia de se construir um partido desvinculado do capital; um partido das classes populares e das classes médias urbanas, dos profissionais liberais, dos estudantes, da intelectualidade; um partido do empresariado nacional, fortemente vinculado aos pequenos e médios empreendedores.
Ao longo do caminho — reconheça-se– essa identidade esmaeceu. Perdemos a referência, tornamo-nos caudatários de projetos de outros partidos, mesmo que ainda sejamos o maior partido do Brasil. Parece que não entendemos que quando se tira o diabo para dançar, quem muda somos nós, não o diabo.
Está na hora de resgatar a nossa identidade, de recuperar a nossa face, de restaurar o velho e bom espírito combativo, destemido, militante. Vamos dar o primeiro passo elegendo um diretório municipal coerente com a história de luta de nosso partido. Um diretório profundamente comprometido com os interesses dos curitibanos que moram nos bairros, que precisam de creches, de boas escolas para os seus filhos, de assistência à saúde, de segurança, de saneamento básico, de emprego e bons salários. Um diretório 100% comprometido com candidatura própria para o Governo do Estado.
De novo, PMDB. Sempre PMDB
Maurício Requião Filho