“Atenção Ministério Público do Paraná. Atenção senhores deputados. Ontem (17) o conselho de administração da Sanepar aprovou a antecipação de distribuição de dividendos, o que poderia ocorrer somente em 2014. Isto é antecipação de receita proibida pela Lei de Responsabilidade Fiscal. É uma ilegalidade absoluta. E me chega a notícia que a Sanepar cancelou todas as despesas com recursos próprios no exercício de 2014”, alertou o senador Roberto Requião (PMDB/PR) nesta quarta-feira (18).
“Por que antecipar a distribuição de dividendos?”, questionou Requião, lembrando que quando Beto Richa assumiu o governo do Paraná em 2011 ele aumentou a distribuição de dividendos de 25% para 50%. “Estão acabando com a melhor empresa de saneamento do Brasil. Em três anos a Sanepar já aumentou a tarifa em 40% e me chega a notícia que querem dar um aumento de mais 7%”, afirmou.
Segundo Requião, o saneamento do Paraná está parado em benefício dos acionistas privados da Sanepar. “O Beto Richa não sabe nem onde mora. É muito difícil ver o trabalho de décadas de vários governadores, de funcionários públicos, do Estado do Paraná sendo destruído por esta gente absolutamente irresponsável. Quanta irresponsabilidade e incompetência do governador”, finalizou.