Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



EDUCAÇÃO PÚBLICA

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Apoio às Comunidades Tradicionais
Garantia de acesso e permanência de estudantes indígenas no ensino superior público. O Paraná foi pioneiro com o projeto de reserva de vagas para indígenas. Há 52 vagas reservadas para indígenas, por ano, em instituições de ensino superior públicas no Estado: 42 vagas para os cursos de graduação nas instituições estaduais, onde podem ingressar somente indígenas do território paranaense; e 10 vagas para os cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) a estudantes das comunidades indígenas residentes em todo o território nacional e que recebem bolsas de estudo da Fundação Nacional do Índio (Funai).
Biblioteca Escolar
Na biblioteca escolar, professores e estudantes estão em constante atividade de leitura e pesquisa, estimulados para a produção de novos saberes. Contempla: a Biblioteca de Literatura Universal, a Biblioteca de Temas Paranaenses e a Biblioteca do Professor.
Casas Familiares Rurais
Espaços educacionais destinados à qualificação e à formação técnica de jovens do meio rural, implantados junto às comunidades rurais. O jovem é preparado para permanecer em sua região de origem, aperfeiçoando as atividades rurais e ajudando a promover melhorias na qualidade de vida das famílias que têm como fonte de renda a agricultura familiar.
Centros Estaduais de Referência em Educação Básica e Profissional
São colégios que vão privilegiar os municípios com baixos indicadores socioeconômicos das regiões mais carentes do Paraná, oferecendo educação básica e profissional de alto nível, além de instalações completas para o desenvolvimento das atividades pedagógicas e outras. A construção exige contrapartida das prefeituras contempladas com a doação ao Estado do terreno, que não pode ser inferior a 35.000 m².
CineTVPR
A Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV é um projeto vinculado à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), que integra o sistema de ensino superior coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Oferece o curso de graduação em Cinema e Vídeo e está instalado em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. O novo centro audiovisual recebeu investimentos de mais de R$ 7 milhões e permitirá a criação de um grande pólo de produções, descentralizando a cultura brasileira.
Colégios Agrícolas
Ofertam cursos técnicos de forma integrada e subseqüente, em regime de internato, semi-internato e externato. Os colégios agrícolas possuem propriedades rurais abertas à comunidade e destinadas a auxiliar na formação teórico-prática dos estudantes.
Construção de novas escolas
O Governo do Paraná construiu mais de 50 escolas em todas as regiões do Estado. A medida possibilitou a criação de novas vagas e resolveu a situação de outras escolas que estavam com a capacidade esgotada. Cada escola nova conta com quadra poliesportiva coberta. Além de novos prédios, outros foram reformados, ampliados ou readequados conforme a demanda.
Dados e Informações Educacionais
A análise de dados e a ampliação da base informacional permitem o investimento efetivo para uma escola pública de qualidade. Por isso a Secretaria de Estado da Educação oferece o Sistema Estadual de Registro Escolar (SERE), o Quadro de Indicadores e Metas (QUIM), o Sistema de Administração Escolar (SAE), o Sistema de Georreferenciamento e o Sistema de Registro de Diplomas, todos acessados pelo Portal Dia-a-Dia Educação.
Diretrizes Curriculares da Educação Básica
Documento de caráter teórico e metodológico que fundamenta e orienta o ensino das disciplinas de tradição curricular da Educação Básica. São frutos de discussão coletiva realizada durante seis anos (2004-2009) que envolveu todos os professores da rede estadual de ensino.
Educação Escolar Indígena
É ofertada pelo Estado, em colaboração com os municípios paranaenses. As diretrizes da Secretaria de Estado da Educação foram elaboradas para as 35 escolas indígenas no Estado e garantem educação laica, intercultural e bilíngüe a cerca de 3 mil estudantes indígenas.
Educação Especial
O É responsável pela escolaridade de crianças, jovens e adultos que apresentam necessidades educacionais decorrentes de deficiência intelectual, visual, física neuromotora, surdez, altas habilidades (superdotação) e transtornos globais do desenvolvimento. Depois de 2003, a realização de dois concursos públicos possibilitou que 5,5 mil professores com especialização passassem a atuar nas escolas estaduais e conveniadas.
Educação no Campo
Atende prioritariamente às necessidades educacionais das diversas populações do campo, respeitando suas especificidades políticas, econômicas, culturais e socioambientais. É voltada para a população dos bóias-frias, ribeirinhos, ilhéus, populações atingidas por barragens, posseiros assentados, acampados, agricultores familiares, caboclos dos faxinais e quilombolas.
Educação Profissional
Oferece formação geral de nível médio integrada à formação profissional. As bases da aprendizagem teórico-prática do estudante estão fundamentadas na cultura geral e no preparo para atividades profissionais por meio dos cursos técnicos.
Enfrentamento à Violência na Escola
O enfrentamento à violência é discutido na formação continuada dos profissionais da educação, nas reflexões e discussões em grupos de estudos, nos seminários e oficinas sobre as causas da violência e suas manifestações, bem como na produção de material de apoio didático-pedagógico elaborado pela Diretoria de Políticas e Programas Educacionais da Secretaria.
Escola Aberta
Contribui com a melhoria da qualidade da educação e fortalece os laços entre a escola e a comunidade. As ações são dirigidas à ampliação do acesso às atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer e de geração de renda, em parceria com o Governo Federal e Instituições de Ensino Superior. O Programa tem como um dos objetivos contribuir pa
ra a redução da violência escolar, especialmente dos jovens em situação de vulnerabilidade social. As escolas participantes são abertas nos finais de semana para o desenvolvimento de diversas atividades formativas, informativas, de esporte, cultura e lazer.
Escola Itinerante
É uma escola pública que acompanha o deslocamento das famílias que vieram de acampamentos e garante às crianças, jovens e adultos acampados o direito à educação. A principal tarefa dessa escola é resgatar a dignidade e o direito à educação.
Escolas Municipais
Programa desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu), pela Paranacidade e pela Secretaria da Educação (Seed). Consiste no financiamento e repasse de recursos para construção de unidades escolares, prioritariamente nas cidades com escola municipal funcionando em prédio estadual, indicadores sociais mais críticos e limitação financeira para edificar os próprios estabelecimentos. Para os municípios com IDH mais baixo, o Estado repassa 70% do valor da obra (mais equipamentos) a título voluntário e financia o restante. Para os municípios com IDH médio, o repasse é de 50% com empréstimo de 50%. As prefeituras cedem o terreno. As construções contam com salas de aula, laboratórios, quadra coberta, áreas administrativa e pedagógica.
Eureka
O Eureka é uma importante ferramenta para quem vai prestar vestibular, já que disponibiliza apostilas e vídeo-aulas com conteúdos do Ensino Médio a estudantes da rede pública estadual. Além do material impresso, a TV Paulo Freire e a TV Educativa transmitem aulas ministradas por professores com experiência em cursos pré-vestibulares, priorizando a preparação do aluno para o vestibular.
Fera Com Ciência
As atividades de integração curricular – Fera Com Ciência e Jogos Colegiais – constituem ações estratégicas para garantir atenção e desenvolvimento integral a crianças, adolescentes e jovens. Isso se dá por meio da ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas que qualificam o processo educacional e melhoram o aprendizado dos alunos, além de dar visibilidade ao trabalho realizado nas escolas públicas.
Formação continuada de profissionais da educação
Política paranaense para melhorar a qualidade do ensino no Estado, investindo continuamente na formação dos profissionais da educação. A formação continuada possibilita que professores e funcionários participem de cursos, grupos de estudos, simpósios, seminários e atividades pedagógicas na própria escola.
Habla América
Série de 15 programas com conteúdos básicos de Língua Espanhola num contexto que contempla a história, a cultura e a identidade latino-americana. Os programas abordam a história, a cultura e costumes dos sete países percorridos por Simón Bolívar e San Martín na rota de libertação da América Latina: Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. Os conteúdos foram desenvolvidos pelo Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Infra-estrutura das Instituições Estaduais de Ensino Superior
As universidades, faculdades e instituições de pesquisa do Paraná recebem, desde 2006, investimentos para ampliação das salas de aula, laboratórios, bibliotecas e equipamentos. O programa já investiu R$ 109 milhões em seis universidades e sete faculdades estaduais públicas.
Instituições Estaduais de Ensino Superior
São vinculadas à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) seis Universidades e sete Faculdades que compõem o Sistema Estadual de Ensino Superior do Paraná. São elas: Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), Faculdade de Artes do Paraná (FAP), Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (Fecilcam), Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (Fafipar), Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) e Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (Fafiuv).
Jogos Colegiais do Paraná
O Governo do Paraná, por meio da Paraná Esporte, assume integralmente a competição a partir da fase regional, nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE), custeando a alimentação para todas as delegações, o transporte das escolas públicas, a premiação e as taxas de arbitragem. Em todas as fases participam cerca de 450 mil pessoas, sendo considerada a maior disputa colegial do país. Também são promovidos no Estado os Jogos Universitários, os Jogos da Juventude (para atletas de até 18 anos) e os Jogos Abertos, com a participação de mais de 15 mil atletas.
Livro Didático Público
Os livros didáticos da rede estadual de ensino do Paraná são de autoria dos próprios professores e distribuídos gratuitamente aos alunos. Seu conteúdo pode ser reproduzido por todos aqueles que dele necessitem para estudos e pesquisas e como material de apoio à preparação de aulas.
Merenda Escolar
Todo aluno matriculado na rede pública estadual tem direito à merenda, seja ele criança, jovem ou adulto. A partir de 2010, 30% dos alimentos para a merenda escolar devem vir da agricultura familiar, conforme determinação da Lei Federal 11.947.
Ônibus Escolar
O Governo do Paraná comprou 1.100 ônibus escolares destinados aos estudantes das zonas rurais, em um investimento de R$ 133,4 milhões. Os veículos cumprem normas do Conselho Nacional de Trânsito. Os bancos têm encosto para cabeça, cinto de segurança individual e lugar adequado para guardar o material escolar. Os veículos são mais altos para facilitar o tráfego nas estradas de terra. O gerenciamento do transporte é de responsabilidade do município que aderiu ao programa para pagamento de motoristas e combustível. Os motoristas receberam da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Promoção Social treinamento sobre noções básicas de primeiros socorros e de manutenção, direção defensiva, saúde e segurança. Somente depois da certificaç&atild
e;o dos motoristas e do pagamento do seguro pela prefeitura os veículos foram entregues. No total, 378 municípios paranaenses com menos de 100 mil habitantes foram atendidos.
Paraná Alfabetizado
Desenvolvido pelo Governo do Paraná em parceria com o Ministério da Educação, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), União dos Dirigentes Municipais de Educação no Paraná (Undime-PR), prefeituras, organizações governamentais e a sociedade civil, tendo como meta superar o analfabetismo no Estado, incluídos recursos federais, com o envolvimento de todos os municípios paranaenses.
Paraná Digital
Rede de computadores com acesso à internet e equipado com programas eletrônicos, implantada nas escolas da rede estadual de ensino do Paraná. Possui solução de servidor multiterminal, onde um único computador pode ser utilizado por múltiplos usuários ao mesmo tempo. Possui um sistema centralizado de monitoramento, à distância, do uso, situação dos hardwares e softwares. Professores e alunos conectados à rede pesquisam e produzem de forma colaborativa, aprimorando o processo de ensino e aprendizagem.
Portal Dia-a-Dia da Educação
Site da Secretaria de Estado da Educação que implantou um novo modelo de aprendizagem colaborativa, para valorização dos saberes escolares. Disponibiliza textos narrados, entrevistas, músicas, filmes, documentários, animações, fotos, mapas, charges, simuladores, gráficos, entre outros recursos para complementar e apoiar o processo de ensino aprendizagem. Mais em www.diaadiaeducacao.pr.gov.br.
Profuncionário
Curso de educação à distância, em nível médio, voltado para os trabalhadores que exercem funções administrativas e serviços gerais nas escolas das redes públicas estaduais e municipais de educação básica, em parceria com o MEC. No Paraná, o Profuncionário foi incorporado ao Plano de Cargos e Salários, possibilitando que os servidores da Educação possam ter ascensão na carreira.
Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)
Criado em 2007 numa parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, garante formação continuada aos professores da rede pública estadual de ensino nas universidades públicas do Estado. Os professores, no primeiro ano, dedicam-se integralmente aos estudos. No segundo ano, eles têm 25% da carga horária livre para estudar. Trata-se de antiga reivindicação da categoria, que foi encampada pelo governo, com base no entendimento de que a prática do ensino exige que os professores e professoras tenham a possibilidade de uma formação permanente.
Projovem Urbano
Reinserção de jovens de 18 a 29 anos no processo de escolarização e atende municípios com menos de 200 mil habitantes. O programa (com duração de 18 meses) viabiliza a conclusão do ensino fundamental e a qualificação profissional, além de atividades de participação cidadã. Durante o curso, os participantes recebem um auxílio financeiro no valor de R$ 100 por mês. É resultado de parceria entre os Governos Federal e Estadual. As primeiras turmas começaram as aulas em abril de 2009.
Projovem Campo
Programa de escolarização voltado a jovens do campo com idades entre 18 e 29 anos que oportuniza o término do ensino fundamental, programas de qualificação profissional e atividades de cidadania. É uma parceria com o Governo Federal e com as Universidades Estaduais para a formação dos docentes por meio de curso de especialização.
PTE (Plano de Transporte Escolar do Estado)
Mapeamento das rotas escolares, vias pavimentadas, escolas e pontos e linhas de embarque e desembarque de alunos de cada município, com a finalidade de otimizar o transporte de estudantes. Ao final do trabalho, as prefeituras recebem material digital (público e gratuito) com o resultado do mapeamento, documentos técnico-metodológicos sobre gestão, legislação, produção de mapas, indicadores e adequação de custos do transporte escolar, além de manual de pesquisa de campo. Desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano (Sedu) e pela Secretaria de Educação (Seed).
Quadras Cobertas
Construção de Quadras Poliesportivas Cobertas nos Estabelecimentos de Ensino Estaduais em diversos municípios do Estado do Paraná. Ao final de 2010, 617 quadras terão sido construídas pelas Secretarias de Desenvolvimento Urbano ou Obras.
SAREH
O Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar beneficia crianças, jovens, adultos e idosos impossibilitados de freqüentar a escola, devido a internamento ou tratamento de saúde, para que não interrompam o processo de escolarização.
TV Multimídia
Televisor de 29 polegadas, com entrada USB, que transmite arquivos de imagens, sons e vídeo como apoio a prática pedagógica. A TV Multimídia está presente nas salas de aula de todas as escolas da rede estadual de ensino e transmite os conteúdos da TV Paulo Freire.
TV Paulo Freire
Canal de TV exclusivo para professores e estudantes da rede pública estadual. Alcança todas as escolas da rede pública e beneficia um público em torno de 1,5 milhão de usuários. Com a utilização da TV, os profissionais da educação realizam cursos de formação continuada. Para os alunos, são disponibilizadas atividades didáticas.
Universidade em Movimento
Criado em 2008, investe R$ 85 milhões nas Instituições Estaduais de Ensino Superior (IEES), beneficiando mais de 90 mil estudantes, quase 9 mil técnicos e cerca de 7 mil professores e pesquisadores das sete faculdades e seis universidades estaduais. Os recursos são destinados principalmente para a compra de equipamentos para aprimorar o padrão de qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das universidades e faculdades estaduais.
Universidade Sem Fronteiras
Maior ação de extensão universitária em curso no Brasil. Desde outubro de 2007, equipes multidisciplinares, compostas por educadores, profissionais recém-formados e estudantes das universidades e faculdades públicas do Paraná, envolvendo mais de 5 mil bolsistas, trabalham em 601 projetos, em mais de 280 municípios com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH).
Viva Escola
Programa de complementação curricular que desenvolve atividades esportivas, culturais e científicas a par
tir do projeto político pedagógico de cada escola da rede pública estadual. As atividades do Viva Escola são realizadas no contra turno escolar.