Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialDireito de RespostaEnfim, Senado aprova projeto de Requião que garante Direito de Resposta

Enfim, Senado aprova projeto de Requião que garante Direito de Resposta

Senador Roberto Requião (PMDB-PR) defende aprovação do projeto de sua autoria, que disciplina o exercício do direito de resposta ou retificação do ofendido por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social (PLS 141/11)Depois de mais de dois anos de tramitação, o Senado aprovou, nesta quarta-feira (18), o Projeto de Lei do senador Roberto Requião que garante a todos os brasileiros o direito de responder, nos meios de comunicação,com o mesmo destaque da notícia original, quando vítimas de notícias não verdadeiras, distorcidas ou ofensivas.  Segundo Requião,” desde abril de 2009, quando, em boa hora,  o Supremo Tribunal Federal extinguiu a chamada “Lei de Imprensa”, uma das últimas “heranças” da ditadura militar (1964-1985), o país não contava com uma legislação que disciplinasse o assunto”. Agora, o seu  projeto preenche este vazio.
A proposta de Requião foi longamente discutida no plenário. Segundo os senadores Humberto Costa, Anibal Diniz e Pedro Taques, que relatou o projeto, a inicativa de Requião “é histórica” e representa uma das principais leis aprovadas no Senado. Defenderam ainda o projeto de Requião os senadores Wellington Dias, Magno Malta, Ana Amélia e Antônio Carlos Valadares. Requião e os senadores que defenderam o Direito de Resposta pediram que a Camara Federal, para onde vai agora a proposta, discuta-a em regime de urgência.

Legenda: Senador Roberto Requião (PMDB-PR) defende aprovação do projeto de sua autoria, que disciplina o exercício do direito de resposta ou retificação do ofendido por matéria divulgada, publicada ou transmitida por veículo de comunicação social (PLS 141/11)
Crédito: Moreira Mariz/Agência Senado

TEXTO DO PROJETO APROVADO

Na sequência, a íntegra do projeto de Requião e sua intervenção no plenário em defesa do Direito de Resposta.

8 comentários em “Enfim, Senado aprova projeto de Requião que garante Direito de Resposta

  1. Bom dia senador, estou muito feliz que seu projeto foi aprovado, isso é muito importante para democracia, mas queria lhe pedir uma coisa importante que pegue a bandeira da democratização da comunicação, principalmente a comunicação comunitária.
    Se precisar de mim para fazer relatos da comunicação comunitária da amazônia é só o senhor me falar.

  2. Sen Requião procuro assistir a todos os seus pronunciamentos que firmeza e convicto do que fala.Um forte Abraço e muito Sucesso.Que o Poder Superior esteja com o Senhor.Ass.Moacir Lino-PSL-PR pré candidatoà Dep.Est. sou de Ponta Grossa.

  3. Alo Requião, este direito de resposta faz a diferença, é um grande aperfeiçoamento da democracia no Brasil. Parabens

  4. Finalmente uma lei que vai proteger pessoas caluniadas e também os dar o devido valor à imprensa séria . Parabéns , senado Requião .

Comments are closed.