Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaEstá chegando a hora; veja como votar nos candidatos da nossa coligação

Está chegando a hora; veja como votar nos candidatos da nossa coligação

Está chegando a hora; veja como votar nos candidatos da nossa coligação
Neste domingo (dia 3) cerca de 7,6 milhões de paranaenses vão às urnas escolher seus representantes. Neste ano, cada eleitor deve votar em seis candidatos – um deputado estadual, um deputado federal, dois senadores, governador e presidente da República, nessa ordem. O candidato ao Senado Roberto Requião defende o voto na chapa completa da coligação “A união faz um novo amanhã”. “É a garantia de continuidade das bem-sucedidas políticas que implantamos no Governo do Paraná e que o Lula implantou no Brasil”, explica Requião.

Como já está chegando o momento de votar, é bom o eleitor ir se preparando, para evitar contratempos na hora. A primeira dica é levar uma “colinha” com os números dos candidatos em que vai votar, para não correr o risco de esquecer o número de nenhum dos seis candidatos e desperdiçar o voto. De preferência, levar a “cola” com os números anotados na ordem de votação, também para evitar erro de digitação e anulação do voto.

Para deputado estadual, são cinco algarismos. Para deputado federal, são quatro algarismos. Os dois primeiros algarismos dos deputados são os números dos partidos aos quais eles pertencem. Os partidos da coligação “A união faz um novo amanhã” e seus respectivos números são os seguintes: PMDB, 15; PT, 13; PDT, 12; PC do B, 65; PSC, 20: e PR, 22.

Depois de deputado estadual e deputado federal, o voto seguinte é para as duas vagas ao Senado. O número do candidato a senador Roberto Requião é 151. Para outra vaga, o número de Gleisi Hoffmann é 131. Na sequência, o eleitor vota para governador: Osmar Dias tem o número 12. E, por último, o voto é para presidente. O número de Dilma Rousseff é 13.

A campanha em boca-de-urna é proibida. Mas o eleitor pode ir votar portando a bandeira ou bóton de seu candidato, desde que não distribua material, peça votos ou tente influenciar a decisão dos outros.

ORIENTAÇÕES – A Justiça Eleitoral orienta que o eleitor vote com tranquilidade, sem se sentir pressionado pelo tempo que precisar para digitar o número de todos os seus candidatos na urna. E ressalta que assim que digitar o número do candidato para cada cargo aparecerá a foto dele. Para que o voto se efetive, o eleitor deve apertar a tecla verde “confirma”. Caso o eleitor constate que errou a digitação, ele deve apertar a tecla “corrige” e reiniciar o processo de digitação.

Importante lembrar ainda que só poderá votar o eleitor que levar um documento de identidade com foto. Não precisa levar o título de eleitor, mas sem o documento oficial de identidade não será possível votar. Esse documento pode ser a carteira de identidade (RG), a carteira de trabalho, a carteira de motorista, ou passaporte. Carteiras de estudante, carteira de sócio de clube, crachás de empresa ou outros similares não serão aceitos. Mais informações na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE): www.tre-pr.gov.br ou www.tre-pr.jus.br.