Idealizadas por Requião, as Bibliotecas Cidadãs já estão em 262 municípios
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) falou sobre o programa Biblioteca Cidadã, idealizado e implantado na sua gestão. O objetivo era garantir que todos os 399 municípios paranaenses tivessem ao menos uma biblioteca pública ao alcance da população. O programa foi mantido pelo atual governo, que segue inaugurando as unidades projetadas na gestão anterior. No entanto, sem dar o crédito do projeto a quem de fato criou e viabilizou sua implantação.
“Já são 262 Bibliotecas Cidadãs entregues aos municípios do Paraná. Logo, logo vamos para 300. Todas elas projetadas e construídas na minha gestão. Não foi o Beto Richa que construiu. Mas ele entrega e faz um barulho danado. O programa é do nosso Governo”, recordou. Cada unidade tem um acervo de 2 mil livros e computadores com acesso à internet para uso livre dos moradores.
Requião criticou que outros programas bem-sucedidos tenham sido encerrados por Beto Richa, como é o caso das Clínicas da Mulher e da Criança. Requião implantou 130 Clínicas nos municípios mais pobres seguindo uma sugestão da médica Zilda Arns. A meta era reduzir o índice de mortalidade materno-infantil no Paraná e atender as gestantes perto das suas casas. Deu certo. Em 2000, a cada mil crianças nascidas vivas no Estado, 20 morriam antes de completar um ano. Em 2010, este número caiu para 11,4.
foto: Biblioteca Cidadã, em Senges.
Página IncialSem categoriaIdealizadas por Requião, as Bibliotecas Cidadãs já estão em 262 municípios