A indignação parece ter se espalhado por nossas ruas. Halleluya! Nosso país há tanto tempo dormente parece dar um suspiro democrático. A população insatisfeita com o atual “todo” político resolveu se manifestar. O início de tudo se deu com um simples aumento de tarifa do transporte urbano. Como dizia uma grande rede de televisão, a revolta era por meros R$ 0,20 (vinte centavos de Real). Descobriu-se depois que este fora apenas o estopim, apenas um estalo que mostrou que o povo na rua chama a atenção.
Uma vaia à Presidente em jogo de abertura de um torneio internacional futebol chamou um pouco mais a atenção das mídias e de políticos. Aquela grande Rede de Televisão viu uma chance de polemizar e direcionar toda a manifestação contra seus desafetos históricos/políticos. Sobre este assunto faço das minhas a palavra do Senador Requião em sua rede social:
“Aos políticos que se encantaram com as vaias de Dilma, eu digo: essa vaia foi para nós, todos nós. Considerem-se vaiados.”
Os movimentos cresceram, juntaram milhares de pessoas nas ruas. A tarifa foi engolida pela insatisfação geral. Os gritos passaram a ecoar contra os investimentos feitos para atender a Copa do Mundo. A pedir mais saúde, mais educação, o fim da corrupção e um Brasil melhor para todos. Pronto: ESTAMOS INDIGNADOS! Cansamos da corrupção. Político não presta. A política é suja.
Caros Indignados, os seus protestos são a essência da DEMOCRACIA, as manifestações nas ruas são a POLÍTICA em sua forma mais pura.
Espero que está indignação cresça, que ela seja nutrida e bem direcionada. Espero que se filtrem os protestos, filtrem-se no sentido de se saber exatamente contra o que estamos protestando. Em um protesto contra a corrupção temos Direita, Esquerda, Centro e até Anarquistas. Temos gritos anti-privatização e gritos pelo fim do Bolsa Família lado a lado. Cada um certo de que está lutando pela coisa certa e que todos abraçam sua causa. Ache a sua revolta. Contra a corrupção somos todos, acredito eu mas, qual o seu projeto de Brasil, qual a sua idéia de Nação?
Se você se dispôs a protestar nas ruas do Brasil contra algo, você é mais político do que imagina. Se você está indignado com os governos atuais você está vivendo e fazendo política. Para que deixar que esta indignação se perca nos intervalos da novela ou se esvaia entre um jogo de futebol e outro? Comece a mudar o Brasil, nutra a sua indignação, alimente-a e a torne algo crescente e útil: participe formalmente da política. Escolha um partido, filie-se e de dentro para fora expurgue os maus políticos. Grite de hoje até 2014 e continue a gritar, continue indignado, se coloque como uma opção ao que você vê como errado. PARABÉNS, você que não gosta de política e políticos é mais politizado do que quer crer.
M. REQUIÃO FILHO
twitter@MRequiaoFilho