O senador Roberto Requião (PMDB/PR) fez um pronunciamento nesta sexta-feira (18) sobre a crise global e o Mercosul e também sobre o leilão do Campo de Libra. O senador lembrou que durante a campanha à Presidência, Dilma Rousseff se posicionou contra o leilão do campo petrolífero, o que fez com que Requião trabalhasse ainda com mais afinco para a eleição de Dilma.
“Eu não consegui entender o leilão. Tentei fazer um debate no Congresso. De certa forma o debate não se deu pela interferência pesada do líder do Governo, que é do meu partido”, afirmou. Ele, junto com os senadores Pedro Simon (PMDB/RS) e Randolfe Rodrigues (Psol/AP), há mais de um mês entrou com um projeto de decreto legislativo para anular a licitação. No entanto, o projeto não tramitou no Senado.
Requião também criticou a decisão da presidente de mobilizar o Exército brasileiro para impedir qualquer manifestação contra o leilão. Mil e cem homens serão usados para bloquear o acesso ao local do leilão por 48 horas. “É o Exército defendendo então a entrega do petróleo brasileiro. Sem argumento. Não há argumento racional algum que justifique este leilão que preda o Brasil e compromete o nosso futuro”, disse.
Para o senador, “na ausência do debate no Congresso Nacional e do contraditório, a única manifestação de saúde cívica está nas ruas com a juventude, com os sindicatos”. O leilão está marcado para a próxima segunda-feira (21), no Rio de Janeiro, no Hotel Windsor Barra, que fica em frente à praia, na Avenida Lúcio Costa.
A área de Libra, que será oferecida na licitação, tem reserva estimada entre 8 bilhões e 12 bilhões de barris de petróleo. Onze empresas se habilitaram para participar do leilão da área, que poderá produzir até 1,4 milhão de barris por dia, cerca de dois terços da produção total nacional atual (em torno de 2 milhões de barris). Legenda: Senador Roberto Requião (PMDB-PR) critica leilão do campo de Libra e pede mobilização … Crédito: Geraldo Magela/Agência Senado
Senador,nessas horas tenho vergonha de ser mulher,e de ter uma MULHER na presidência de meu paíz.
Mas,espere,vem eleição aí.
Nos dão exercito nas ruas,nos devolveremos nos VOTOS.
Nós ficamos,os presidentes passam.
E passam,alguns,envoltos em sua insignificância.
Lya C.Jardim
Senador Roberto Requião pedimos que vossa excelência use tudo que tiver a seu alcance para que possamos impedir esse leilão do petróleo do nosso país nesta segunda-feira.
senador votei sempre no senhor aqui no parana e senti o senhor nao ser candidato a governador no exercicio agora,
mas como senador votei e ti e espero ser representado em pecs e pls que sou contra entre elas a que extingue a familia dos documentos e a pl122 conto com o senhor!
Prezado Senador,
venho expressar a minha alegria em ver e ouvir um pronunciamento tão equilibrado, lógico, sincero que nos dias de hoje esta cada vez mais raro.
Seu posicionamento, principalmente no caso do “leilão de Libra”, é claro, objetivo, racional e nacionalista.
A sua voz não ficará no espaço, mas, utilizará o mesmo para entregar aos BRASILEIROS a convicção de que ainda existem homens que dignificam a nação BRASILEIRA. Parabéns SENADOR.
“Não é dos fortes a vitória nem dos que correm melhor, mas do fiéis e sinceros como nos diz o Senhor”.
Com Grande respeito e ADMIRAÇÃO,
Hezir Neto.
O motivo do leilão de libra é simples e sem futuro dinheiro rápido, substancial e dentro da lei …
Votei em ti. Gosto do governo aos moldes da Carta Del Puebla. Só que tem gente falando que se trata de “partilha”, que vai ser bom para o Brasil. E se tem bastante gente contra é porque os EUA não estão na jogada.
O que pensar nesta hora…
agora não vai ter geito mais senador tem gente levando muito para ajuda a entrega as nossa riqueza por preço de banana eles deverião pedir a opiniaõ do povo antes de fazer essas coisa como e feito na hora de eleger eles e o povo que faiz na hora de entrega o nosso patrimonio dai eles fazem as escondida
Parabéns Senador, sempre coerente com seu comentários. Quanto ao governo federal tem sido um desastre, só não ver quem não quer!
Parabéns Requião!!!! Um governo que veio pra rua batendo no peito, enganando a população, apregoando que seu candidato oposto iria vender o Brasil!!! E aí oque vemos!! Tudo ao contrário.