Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialNotíciasNA FALTA DO QUE MOSTRAR, RICHA ‘CAPITALIZA’ PROGRAMAS DE REQUIÃO

NA FALTA DO QUE MOSTRAR, RICHA ‘CAPITALIZA’ PROGRAMAS DE REQUIÃO

TRATOR1

Na falta do que mostrar, Richa ‘capitaliza’ programas de Requião

Junto com a revista Veja desta semana foi entregue aos assinantes um panfleto intitulado “O Paraná que nos orgulha”, feito pelo governo Beto Richa e impresso pela Imprensa Oficial. O material traz números de programas e ações do governo com um detalhe: grande parte do que é citado ainda é herança da gestão do ex-governador Roberto Requião (PMDB/PR) ou programas do Governo Federal.

Ao comparar números da economia, o panfleto usa como base o ano de 2012, segundo ano da gestão Richa. Até porque, na comparação com 2010, último ano da gestão Requião, os índices são inferiores. Em oito anos, a gestão Requião viu o Paraná abrir mais de 800 mil vagas de emprego com carteira assinada.

O material exalta o salário mínimo regional, sugerido por Requião em 2006 e aprovado por unanimidade pela Assembléia Legislativa. “Mesmo o menor salário pago no Paraná – que é de R$ 882,59 – ainda é R$ 204,59 maior que o salário mínimo no Brasil”, diz o texto.

Uma das tristes marcas da atual gestão é a volta da fila de caminhões com destino ao Porto de Paranaguá. Problema comum na gestão Lerner, foi resolvido por Requião com uma nova logística, reconhecida e premiada pela Associação Brasileira de Movimentação e Logística (ABML), edição 2006. No entanto, o panfleto comemora o fim das filas.

Cidadania – O Luz Fraterna foi instituído pela Lei Estadual 491, de 11/09/2003 para beneficiar as famílias de baixa renda residentes no Paraná com a quitação de sua conta de luz. No Governo Requião, cerca de um milhão de pessoas foram atendidas. A Tarifa Social da Sanepar foi reativada e chegou em 2010 com 210 mil famílias beneficiadas.

Outro projeto de sucesso do Governo Requião, o Paraná em Ação, também é usado pela atual gestão. Com início em 2004, a feira oferece vários serviços gratuitos, como emissão de documentos, exames de saúde, serviços judiciários e extrajudiciários. De 2004 a 2010, foram realizadas 89 edições. Mais de 230 mil documentos foram confeccionados; 1,5 milhão de atendimentos na área de saúde; 1,2 milhão de atendimentos na área jurídica; e cerca de 10 mil casamentos.

Até mesmo o ITCG – autarquia da Secretaria do Meio Ambiente criada pela Lei 14.889/05 com objetivo de promover a inclusão social de proprietários rurais por meio da demarcação de terras – é citado.

Agricultura – O programa Trator Solidário, criado pela Lei 15.605/2007 e regulamentado pelo Decreto 1.444/2007 também é ‘capitalizado’. O programa viabiliza a compra de tratores a preços em média 35% abaixo aos de mercado e a compra do trator é convertida em equivalência- produto. Até 2010, quase cinco mil tratores foram entregues.

O Fundo de Aval também aparece no material publicitário. Pioneiro no Brasil, foi criado na gestão Requião especialmente para atender os micro e pequenos agricultores rurais que necessitam de financiamento bancário para produzir, mas não dispõem de garantias para oferecer.

Agricultura familiar na merenda escolar também não é novidade. Desde 2010, 30% dos alimentos para a merenda escolar passaram a vir da agricultura familiar, conforme determinação da Lei Federal 11.947.