NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Senador Roberto Requião (PMDB-PR) vem por meio desta, esclarecer que a denúncia envolvendo a empregada doméstica, Sra. Elza Chrispim Calixto, que prestava serviços à sua família e estava lotada indevidamente em um cargo comissionado considerado “fantasma” na Assembleia Legislativa do Paraná, foi de sua autoria, junto ao Senado Federal, no ano de 2000.
A investigação foi o primeiro indício de que dentro da Assembleia havia um esquema de desvio de dinheiro público. O próprio Ministério Público Federal (MPF) reuniu provas de que o caso da empregada não era único e a mesma sistemática – que consistia no depósito do salário de diversos funcionários em uma mesma conta corrente – estaria sendo utilizada em outras situações, o que ficou conhecido como “Esquema gafanhoto”.
É necessário enfatizar que foi o próprio Senador quem fez a denúncia de irregularidades, quando a Sra. Elza se deparou com problemas na declaração de imposto de renda. Ao avaliar os documentos, ficou evidente que havia esquema de desvio de dinheiro na Assembleia e que possivelmente mais gente estaria contratada sem nunca ter dado expediente na ALEP.
Requião fez a denúncia!