Página IncialNotíciasO que os paranaenses precisam saber sobre a gestão da Copel

O que os paranaenses precisam saber sobre a gestão da Copel

copelO que tem sido feito com a Copel desde 2011 é muito mais grave do que a população tem conhecimento. A atual gestão, por exemplo, está levando a Copel Distribuição à situação de falência. Já houve inclusive formalmente correspondência da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel – alertando o governador, o que levaria o Paraná até a perder a concessão da empresa.

Agora os paranaenses foram surpreendidos com o reajuste das tarifas de luz que ultrapassa os 35%. A autorização para o reajuste foi pedida pelo governador Beto Richa à Aneel e concedida. No entanto, depois da grande rejeição ao aumento, o governador postou em uma rede social: “Fui surpreendido com a decisão do governo federal de aumentar a luz em 35,05%”.

Também não foi explicado porque os maiores consumidores industriais do Paraná saíram do mercado cativo da Distribuidora e passaram a consumidores livres, comprando energia de uma comercializadora como a Tradener, por exemplo, em operação com prejuízo à Copel e aos paranaenses.

Esta saída contribui para o aumento do déficit da Distribuidora da Copel que, até 2011 vinha de resultados acima de R$ 500 milhões de lucro. Já em 2012 e 2013 e no primeiro trimestre de 2014 passou a registrar prejuízo.

Leilão – Outro problema desconhecido pela população: existe um déficit enorme de energia para as Distribuidoras atenderem seus mercados e a Aneel promoveu um leilão para compra de energia das geradoras que tenham sobra para venderem para o mercado regulado das Distribuidoras.

Só poderiam participar do leilão as empresas geradoras ou, caso fossem intermediários, teriam que informar e demonstrar contratos assinados com as empresas que geram energia. A Copel se habilitou com geração das Usinas Governador Bento Munhoz da Rocha (Foz do Areia) para contratos de 12 meses e a Tradener também se habilitou com energia desta mesma Usina e da Usina Governador Ney Braga (Segredo) para contratos de 12 e 36 meses.

A Copel Geração se habilitou sabendo o valor máximo do megawatt hora que seria pago e, uma semana antes do leilão vendeu parte da sua energia para Tradener a preços inferiores, cujo resultado para Tradener deve ter sido excepcional, já que a empresa não fez nada, somente assinou os contratos e ganhou alguns milhões.

Um comentário em “O que os paranaenses precisam saber sobre a gestão da Copel

  1. É isso aí Requião!! Nós da Copel estamos com você! Nosso grupo já está alinhado com o Comitê Energético e vamos te apoiar com todas as nossas forças!!! Chega dessa gestão!! A Copel foi toda separada e com esses resultados vão vendê-la em partes! Não podemos deixar!

Comments are closed.