Os programas bem sucedidos precisam continuar, afirma Requião no Clube Verde
O candidato ao Senado Roberto Requião foi recebido na noite desta sexta-feira (dia 27) com entusiasmo pelos eleitores de Ponta Grossa presentes no lançamento do comitê de juventude e educação do candidato a deputado estadual Péricles de Melo (PT). Acompanhado por Osmar Dias e Gleisi Hoffmann, o ex-governador foi claro ao público que lotou o salão do Clube Verde: está em jogo, nesta eleição, a continuidade dos bem-sucedidos programas do Governo Requião e do Governo Lula.
Por essa razão é que o PMDB, o PT e o PDT, mais PC do B, PSC e PR, se aliaram e formaram a coligação “A união faz um novo amanhã”, que tem Osmar Dias como candidato ao Governo e está com Dilma Rousseff para a Presidência. “Sentamos com Lula, com a Dilma, vimos que a candidatura de Osmar era a possibilidade concreta de continuidade do que fizemos. Então deixamos frescuras de lado e constituímos esta aliança”, explicou Requião.
O peemedebista disse que postula ao Senado tendo como bandeira levar para o Congresso as experiências inovadoras, e bem sucedidas, que conduziu à frente do Governo do Paraná nos últimos sete anos. “Tenho o compromisso com o trabalho, com o capital produtivo, com a nação, e não com o capital vadio. Quero ser julgado pelo que fiz no Governo do Paraná.”
PELA MANHÃ – A receptividade a Requião já havia sido calorosa pela manhã, quando também com Osmar e Gleisi o ex-governador participou de caminhada pelo calçadão do Centro de Ponta Grossa. “Ele mudou o Paraná”, declarou a costureira Célia Aparecida dos Santos, 47 anos, que foi cumprimentar e tirar foto com Requião. “Eu voto nele e depois acompanho o que ele faz, porque acho que tem que ser assim: não adianta só votar, tem que acompanhar o político depois de eleito.”
Aos 71 anos de idade, o aposentado Joaquim Idelfonso Teixeira afirmou que, mais uma vez, vai votar em Requião. “Voto sempre e votarei sempre nele”. Seo Joaquim, ao saber da presença do ex-governador no calçadão, foi ao encontro dele. “O Requião é uma boa pessoa, trabalhadora. Sabe das coisas.”
Idéias que revolucionaram o PR serão levadas ao Senado
Em palestra a lideranças reunidas na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), na noite desta sexta-feira (dia 27), o candidato ao Senado Roberto Requião apresentou uma análise sobre as causas da crise global e falou dos mecanismos que o Paraná e o Brasil adotaram para minimizar os efeitos dela. E garantiu: “as ideias que revolucionaram o Paraná, as experiências que aplicamos, quero levá-las ao Senado”.
Entre essas experiências, Requião destacou a isenção de ICMS às micros empresas e a radical redução às pequenas. Ainda como fomento à atividade econômica, Requião lembrou da dilação do prazo para recolhimento do ICMS por parte de novos empreendimentos. Essa dilação chega até quatro anos, conforme o município – os maiores prazos são para empresas que invistam em municípios com menor índice de desenvolvimento humano.
AMÉRICA DO SUL – O candidato ao Senado defendeu controle do câmbio, redução dos juros e diminuição de tributos sobre determinados produtos, e ainda estreitar cada vez mais as relações com os países da América do Sul. “Uma aposta pesada no mercado comum do Sul, como o Lula já vem fazendo”, disse.
Requião citou ainda outras medidas que o presidente Lula tomou e que foram fundamentais para que o país sofresse menos com a crise internacional. O uso dos bancos públicos – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – para ampliar a oferta de crédito e, assim, manter os níveis de produção, foi uma dessas ferramentas importantes, na avaliação do ex-governador.
Ao finalizar, Requião alertou às lideranças: as conquistas do Paraná e do Brasil não podem ser jogadas fora. Assim, defendeu voto em Gleisi também para o Senado, em Dilma para a Presidência e Osmar para o Governo. “A Dilma é uma baita administradora, vai avançar com as conquistas do Lula, vai avançar para nos livrar do capital vadio. E o Estado do Paraná não é coisa para ‘piá de prédio’, por isso peço o voto para o Osmar, experiente, de nossa confiança.”