O senador Roberto Requião demonstrou nesta quarta-feira (28), na Comissão de Educação do Senado, que o Programa de Desenvolvimento Educacional, PDE, implantado durante o seu governo, entre 2003 e 2010, pode servir de modelo para um amplo programa nacional de qualificação do magistério. Em audiência pública presidida pela senadora Ana Amélia (PP-RS), a CE debateu projeto do senador Blairo Maggi (PR-MT) que cria a “residência pedagógica” para professores da educação básica.
Embora elogiasse a boa intenção de Blairo Maggi, o senador Requião disse que o país precisa “de um verdadeiro projeto nacional de formação continuada dos professores” , coisa que a idéia de “residência pedagógica” não satisfaz.
Requião criticou ainda a demora para a aprovação, no Senado, do Plano Nacional de Educação 2011-2020 que, quase três anos de sua projetada vigência ainda não saiu do papel.
A professora Evelyze Arcoverde, que foi secretária da Educação de parte do mandato de Requião e que hoje é diretora de Apoio à Gestão Educacional do MEC, também participou da audiência pública.
A seguir, vídeo com a intervenção do senador Roberto Requião
Desejo muito participar do PRÉ em 2014.