Privatização da Sanepar pode significar queda nos investimentos em infraestrutura
“Este pessoal do governo, estes negociantes que governam o Paraná hoje, dizem que as ações da Copel subiram, que as ações da Sanepar subiram depois que eles eliminaram todo o nosso trabalho para transformar a Sanepar em uma verdadeira empresa pública, servindo a população do Paraná”, alertou o senador Roberto Requião (PMDB/PR).
Segundo ele, em dez anos de privatização, as ações da Sabesp, a empresa equivalente a Sanepar em São Paulo e quarta empresa que presta este tipo de serviço no mundo, subiram mais de 600%. “O valor de mercado da Sabesp quase triplicou depois da privatização. A Sabesp vai bem. Mas os clientes da Sabesp são 70% moradores da periferia de São Paulo e têm apenas 25% do seu esgoto tratado”, comparou.
Requião disse que a Sabesp ganha muito dinheiro e valoriza suas ações, mas não investe em infraestrutura. “A Sabesp privatizada desenvolve seu trabalho como uma empresa privatizada, pensando apenas no lucro. As tarifas sobem, as ações sobem, mas a população está praticamente com o atendimento congelado há mais de dez anos”.
“Empresa pública tem que ser pública”, afirmou Requião, lembrando que a prioridade tanto da Sabesp como da Sanepar deve ser a saúde da população, cobrando pelos serviços prestados, sem visar unicamente o lucro dos acionistas.
“O exemplo da Sabesp é um alerta para o Paraná. Vamos segurar esta gente para nossa Sanepar não virar uma Sabesp: altamente valorizada, mas com um péssimo serviço para a população que paga altas contas”, finalizou o senador no seu pronunciamento de rádio desta quarta-feira (23).
Página IncialSem categoriaPrivatização da Sanepar pode significar queda nos investimentos em infraestrutura