Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaProgramação de Maristela para o MON ganha prêmio nacional

Programação de Maristela para o MON ganha prêmio nacional

Programação de Maristela para o MON ganha prêmio nacional

A Associação Brasileira de Críticos de Arte, a principal entidade da área de artes visuais do país, elegeu o Museu Oscar Niemeyer como uma das instituições que mais contribuíram para a cultura nacional em 2010. O MON, dirigido à época por Maristela Requião, vai ganhar o Prêmio ABCA 2010 em duas categorias. O Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade foi atribuído ao MON pela qualidade de sua programação, que era feita por Maristela.
O Prêmio Maria Eugênia Franco, para curadores de exposição, foi dado para Maria José Justino e Arthur Freitas pela mostra “O Estado da Arte: 40 anos de arte contemporânea no Paraná -1979-2010”, também exibida no Museu Oscar Niemeyer.
Os prêmios vão ser entregues no dia 24 de maio, no SESC Vila Mariana, em São Paulo.
Maristela Requião disse que “sente muito orgulho” pela premiação, já que é a primeira vez que o Paraná ganha esses prêmios da ABCA. “O MON tem apenas sete anos de existência, e quando é avaliado entre os mais antigos museus de arte do Brasil, consegue um destaque tão magnífico assim. E isso deve elevar o amor-próprio dos paranaenses”, disse ela.
Maristela afirmou que todo o trabalho desenvolvido no MON tinha como objetivo chegar a isso: a melhor programação de um museu de artes visuais do Brasil, o que a ABCA reconhece agora.
A ex-diretora do MON disse ainda que o sonho de descentralizar as manifestações culturais do eixo Rio –São Paulo tornou-se realidade. “Se alguém levar em conta o peso, a história, a tradição e a qualidade dos acervos dos museus paulistas e cariocas, como o MASP e o MAN, o prêmio que o Museu Oscar Niemeyer recebeu me deixa emocionadíssima e realizada. Hoje, as artes plásticas do Brasil tem mais uma casa, mais uma referência, nacional e internacional, o nosso MON”, afirma.

História de artes e lutas

Fundada em l949, a ABCA faz parte das história das artes no país, acompanhando, estimulando e premiando as manifestações de criadores, salões e museus. A Associação teve ainda u m papel destacado na resistência ao regime militar, quando era presidida pelo crítico Mário Pedrosa.
A premiação do MON foi realizada em reunião no MuBE –Museu Brasileiro do Escultura, em São Paulo. Os prêmios foram atribuídos por 150 críticos de todo o país e os votos foram encaminhados a ABCA em envelopes fechados e lacrados.