Projeto de Requião facilitará reconhecimento de cursos feitos no exterior
Projeto de Lei apresentado pelo senador Roberto Requião determina que diplomas de graduação, mestrado ou doutorado concedidos por instituições de ensino estrangeiras poderão ter revalidação ou reconhecimento automático. Para isso, as escolas estrangeiras deverão ter “reconhecida excelência acadêmica” e deverão fazer parte de uma listagem periodicamente divulgada pelo poder público.
Requião justifica a proposta dizendo que cada vez mais estudantes brasileiros fazem cursos de graduação ou de pós-graduação no exterior que, de volta ao Brasil, têm dificuldades para o reconhecimento de seus diplomas. Conforme o senador, os trâmites de reconhecimento variam enormemente, de uma universidade a outra.
O senador paranaense diz ainda que “são freqüentes os relatos de processos excessivamente caros, pouco transparentes, demorados e arbitrários “, prejudicando os estudantes. Diante do recente anúncio do governo federal sobre o envio, para o exterior, de 75 mil estudantes brasileiros das áreas de ciências e engenharia, a falta de regras claras para revalidação e reconhecimento podem prejudicar os bolsistas, afirma Requião.
Leia a íntegra do Projeto de Lei apresentado por Requião no Senado Federal.