Qual o projeto de país definido pelo arcabouço? *Gilberto Maringoni* outraspalavras.net/mercadovsd… Leia com atenção!

Cerca 2 anos atrás from Roberto Requião's Twitter via Twitter for iPhone



Página IncialSem categoriaManobra da base do governo impede CE de votar relatório de Requião contra EBSERH

Manobra da base do governo impede CE de votar relatório de Requião contra EBSERH

Manobra da base do governo impede CE de votar relatório de Requião contra EBSERH

A base do Governo na Comissão de Educação impediu, nesta quarta-feira, 26, a votação do relatório do senador Roberto Requião contra a criação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Na reunião da terça-feira, 25, quando havia quorum para a votação do parecer, senadores da base pediram vistas, sob alegação de precisar de mais tempo para estudar o relatório de Requião. Na sessão desta quarta, a manobra completou-se, com o esvaziamento da reunião, que teve que ser suspensa por falta de quorum.
Como o prazo final para se discutir a criação da EBSERH na CE encerra-se nesta quinta, 27, a proposta vai ser encaminhada diretamente ao plenário do Senado, onde o relatório de Requião deve ser lido e debatido. Requião lamentou a ação da base governista, furtando-se ao debate, e disse esperar que no plenário do Senado a criação da empresa possa ser debatida em profundidade.
Antes de suspender a reunião extraordinária da CE desta quarta-feira, o senador Roberto Requião reafirmou sua oposição à EBSERH, por ferir a autonomia universitária e por desqualificar o ensino médico no Brasil, uma vez que os hospitais-escola vão ser transformados em meros hospitais para atender a demanda do SUS e dos planos privados de saúde.
O senador disse ainda que uma das razões da criação da empresa é a regularização de situação funcional de 26 mil profissionais da saúde, exigência que o Tribunal de Contas da União faz há mais de cinco anos. Em vez de abrir concurso público para selecionar funcionários para os hospitais universitários, o governo preferiu o expediente da EBSERH, disse Requião.
Roberto Requião fez ainda referências a caso semelhante que encontrou no Paraná, quando assumiu o governo, em 2003, e o caminho foi abrir concursos público, regularizando a situação de 17 mil funcionários das universidades públicas estaduais.
Conheça a seguir o relatório do senador Requião contra a criação da EBSERH.Secretaria Executiva do Ministério do Esporte, Charles Rocha.

PARECER
Fotógrafo: José Cruz/ Agência Senado