A Representação Brasileira do Parlamento do Mercosul, presidida pelo senador Roberto Requião, elegeu nesta terça-feira (6), seus dois vice-presidentes e o vice-presidente nacional do Parlasul, em Montevidéu. A eleição foi feita por consenso.
Na primeira reunião da Representação, há 20 dias, deu-se apenas a eleição de Requião, já que seu nome era o único a unir todos os parlamentares. Com o entendimento desta terça-feira, o senador Paulo Bauer (PSDB-SC) e o deputado Édio Lopes (PMDB-RR), foram escolhidos como os vice-presidentes da Representação; e o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) vai ser um dos cinco vice-presidentes nacionais do Parlasul.
Integrada por 27 deputados e 10 senadores, com igual quantidade de suplentes, a Representação tem as atribuições de elaborar pareceres sobre todas as matérias de interesse do bloco regional que venham a ser submetidas à análise do Congresso, promover audiências públicas com entidades da sociedade civil, além de examinar propostas encaminhadas pelo Parlasul.
Todas as reuniões são públicas e as discussões e votações são abertas, exceto quando aprovado requerimento pela maioria dos presentes modificando o tipo de votação.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado