Requião alerta para a diminuição dos reajustes salariais neste ano
O senador Roberto Requião (PMDB/PR) falou no seu pronunciamento de rádio desta segunda-feira (07) sobre a crise econômica mundial. Ele lembrou que os reajustes salariais no primeiro trimestre ficaram em média 2,25% acima da inflação.
Já os reajustes feitos no trimestre seguinte ficaram 1% abaixo da inflação. “Começamos a diminuir os salários. A medida que aumenta a crise e cresce a inflação a tendência das empresas é cortar salários e reduzir reajustes”, alertou.
Requião afirmou que apenas nos setores com sindicatos fortes e com capacidade de mobilização, os trabalhadores conquistas reajustes acima da inflação. “O salário mínimo do Paraná já foi ‘capado’. Não incluiu a produtividade no aumento dado pelo governo. Reverteram todo um projeto que eu havia iniciado e que garantia condições excepcionais para o Paraná na crise”, lamentou.
Para o senador, este tipo de descompasso é que levou à crise norte-americana. “A artimanha foi o subprime, empréstimo de prazo longo e juros altos que depois virou derivativo e os salários congelados fizeram com que os trabalhadores não conseguissem pagá-lo”, relembrou.
Requião afirmou que entre 2000 e 2010, o número de pobres cresceu em 12,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos. Hoje os pobres norte-americanos já representam 15% da população do país.
E agora ele teme que a Grécia não consiga superar a atual crise financeira. “Os países dos ricos, governados por prepostos dos banqueiros, querem matar o povo grego de fome para remunerar as jogadas ousadas e irresponsáveis dos seus bancos”, avaliou.
Página IncialSem categoriaRequião alerta para a diminuição dos reajustes salariais neste ano