Requião alerta para baixa previsão do crescimento econômico
“Mais uma prévia do crescimento econômico do Brasil deste ano indica que não vamos crescer mais que 1,5%, 1,7%. E o crescimento do ano passado já foi medíocre. Foi um crescimento de 2,7% que assustou a todos nós”, alertou o senador Roberto Requião (PMDB/PR) em seu pronunciamento de rádio desta terça-feira (28).
Requião lembrou que no começo do ano, o Governo Federal estimava um crescimento de 4% para 2012 após tomar medidas como a redução dos juros e impostos para estimular a produção. “Quanto menor o crescimento, menos empregos, mais demissões, redução dos salários, menos renda, queda na produção e no consumo”, explicou.
O senador disse que tem dúvida sobre a eficácia das medidas adotadas pelo Governo. “Estão aí os indicadores apontando a falta de reação da cadeia produtiva. Além do que, crescimento e desenvolvimento econômicos não acontecem com medidas ocasionais e limitadas”, avaliou.
Para Requião, o Brasil precisa de um plano nacional de desenvolvimento. “O Brasil não pode continuar sobrevivendo à base de remendos, de medidas tapa-buracos. Não vamos fugir dos efeitos da crise internacional submetendo os interesses do país aos interesses do capital financeiro, dos bancos, dos especuladores, dos privatistas e daqueles que só têm um objetivo: o lucro”, afirmou.
“Somos uma nação, com vida própria. Com homens, mulheres e crianças que sonham, almejam e lutam por uma vida digna, confortável, com estudo, emprego, moradia e bons salários. A aventura de vida do nosso povo nada tem a ver com o capitalismo financeiro”, ressaltou Requião.
Página IncialSem categoriaRequião alerta para baixa previsão do crescimento econômico